Adolescentes de Fortaleza grafitam mural sobre gentileza

Adolescentes estão marcando a cidade de Fortaleza com as cores da gentileza. As meninas e meninos fazem parte de atividades de arte-educação da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) e realizam o projeto Tacando Nossa Marca, gíria do grafite que significa exatamente deixar a marca nos muros. Os cinco primeiros, de 24 painéis que serão pintados, estarão em conclusão nessa sexta-feira, 14.

Gentileza

Ao todo, o projeto conta com 30 adolescentes monitores, que recebem bolsa de R$ 180 por quatro meses. Cada painel terá a participação de seis deles, além de nove adolescentes do Programa Crescer com Arte e Cidadania e do Programa Se Garanta, ambos da SDH.

Cultivando gentileza

O tema das grafitagens é uma homenagem ao Profeta Gentileza, que se tornou conhecido na década de 1980 pelas suas inscrições no viaduto do Caju, no Rio de Janeiro. “Gentileza gera gentileza” é sua máxima mais conhecida, sempre grafada com uma caligrafia peculiar.

A ideia de homenagear o Profeta parte da compreensão de que uma cidade de direitos só se constrói se atingirmos também a subjetividade das pessoas. Falar sobre gentileza significa pensar no outro, já que ela só se efetiva no encontro ou confronto entre pessoas. Os painéis do Tacando Nossa Marca são, assim, arte pública e também convite para a reflexão e mudança de atitudes pelos fortalezenses.

Serviço

Construção dos painéis do projeto Tacando Nossa Marca

Coordenadoria da Criança e do Adolescente / Funci
Rua Guilherme Rocha, 1503 – Jacarecanga.
Horário: 9h-11h30

Crescer com Arte Pio XII
Rua Monsenhor Salazar, 2432 – Pio XII.
Horário: 13h30-16h

Crescer com Arte Jangurussu
Rua Imperatriz, 1264 – Jangurussu
Horário: 13h30-16h

Núcleo III da Liberdade Assistida
Rua Coronel Matos Dourado, S/N – Planalto Pici (Centro de Cidadania César Cals)
Horário: 13h30-16h

Crescer com Arte Rio Branco
Rua Visconde do Rio Branco, S/N (Parque Rio Branco).
Horário: 13h30-16h

Fonte: Prefeitura de Fortaleza