Tudo pronto para o Gp de atletismo 2010

Os últimos preparativos para o Grande Prêmio Caixa de Atletismo Governo do Pará foram discutidos nesta quarta-feira (12) na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Seel. O diretor de Esportes de Rendimento e Projetos Estratégicos, Moisés Alves, foi quem teve a frente da reunião, ao lado do titular da Secretária, Leandro Schillipake.

Entre os assuntos em questão esta a realização do Gp pela primeira vez no horário noturno

Belém como já vem acontecendo há 10 anos sediará no dia 19 deste mês o Gp Caixa Governo do Pará. Este ano o evento será atípico, realizado pela primeira vez no horário noturno, o que exigirá uma programação especial dos organizadores.

“Nosso objetivo é agregar cada vez mais o esporte paraense nas competições, para que o evento também beneficie o atleta local. Com a vontade da Governadora Ana Júlia e do Ministério do Esporte estamos terminando de construir o projeto Pará olímpico que irá preparar melhor os atletas paraenses para o calendário de competições que será realizado no Brasil, como a Copa do Mundo, Jogos Militares, Paraolimpíadas, e Copa das Confederações”, disse Moisés Alves.

O Estado do Pará é detentor do recorde sul-americano de público. No ano passado 38 mil pessoas estavam presentes, o número este ano deve ser superado. “Belém é a capital do atletismo, e já faz parte do calendário da Confederação. Tenho certeza que este ano o evento não será diferente, terá o brilho como em outros anos”, disse o gerente de centros de treinamento, Manoel Trajano.

Ingressos- Este ano serão disponibilizados 42 mil ingressos gratuitos que vão ser distribuídos nas agencias das caixas, na federação de atletismo e em postos que ainda serão definidos. A TV Cultura através da Funtelpa irá transmitir a competição.

Os atletas chegarão a capital paraense na segunda-feira (17). A Paratur irá recepcionar os atletas com um grupo folclórico que apresentará danças típicas da região e também estarão com profissionais atuando no Hotel onde a delegação estará alojada. Os treinos devem acontecer das 16h as 19, e na terça-feira de 08 as 11hs e de 16 as 19 horas. A Seel em parceria com a Ctebel e Detran estão estudando a viabilidade de disponibilizar linhas de ônibus alternativas para fazer o deslocamento do público até o local da prova. A idéia é ver pontos específicos para a saída dos transportes, um deles seria em São Brás.

Segurança- No dia do evento e os dias que antecedem o Gp um esquema de segurança esta sendo feito para que não ocorra nenhum contra tempo com o público. O Detran irá fazer a orientação do transito dentro do estádio, em especial na área de estacionamento, enquanto que a Ctbel, além de fazer a escolta junto a Policia Militar dos ônibus que os atletas virão também irá auxiliar o tráfego na área em torno do estádio. A policia Civil deixará a disposição uma delegacia móvel, para atender as necessidades emergenciais como boletim de ocorrência. Outras demandas serão atendidas na Delegacia da Marambaia e de São Brás. A secretaria de Saúde também disponibilizará ambulâncias para o estádio, além de leitos em dois hospitais de referência, caso aconteça algum imprevisto.

A secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará esta fazendo o esforço para que o Gp de atletismo possa além de quebrar mais um recorde de público, fazer do Gp um evento de lazer para a população paraense.

De Belém,
Aline Saavedra