João Ananias: Governo investirá R$ 32 milhões na atenção básica

O deputado João Ananias (PCdoB) anunciou nesta quarta-feira (12/05), na Assembleia Legislativa, a liberação de verbas da ordem de R$ 32 milhões pelo Governo do Estado para investimento no atendimento primário de saúde.

De acordo com o parlamentar, é a primeira vez que um Executivo Estadual repassa recursos para as prefeituras ampliarem ou construírem unidades básicas de saúde, o que irá desafogar o atendimento em Fortaleza, na sua avaliação.

João Ananias frisou que a superlotação dos serviços de urgência, emergência e terciários de Fortaleza se deve, em grande parte, a precariedade do atendimento no Interior. “Os pacientes não são atendidos na fase inicial das enfermidades, os problemas se agravam e se transformam em demandas de atendimento na Capital”, observou o deputado e ex-secretário estadual de Saúde.

O parlamentar também frisou que a distribuição dos recursos com os municípios vai depender de critérios técnicos estabelecidos. Serão repassados em três parcelas e para receber o município terá de realizar pelo menos quatro consultas pré-natal de cada gestante, e consórcio com outras prefeituras para construção de unidades regionais. Com isso fica afastada qualquer possibilidade de distribuição de recursos por questões meramente políticas, avisou Ananias.

João Ananias frisou que, durante a sua permanência a frente da Secretaria de Saúde, colocou ao governador Cid Gomes a situação de penúria por que passam os municípios. “Falta recursos para garantir o funcionamento dos níveis de atenção de saúde. Os municípios são os entes federativos mais fragilizados. É onde grande parte da população do Estado mais sofre com a falta de estrutura por conta da má distribuição tributária no País”, disse.

O deputado explicou que dos impostos arrecadados pelo País, 65% ficam com o Governo Federal, enquanto que 25% vão para estados e 10% são destinados aos municípios. Apesar de receber a menor parcela, as prefeituras são responsabilizadas pela manutenção da assistência básica de saúde. “A falta crônica de recursos compromete a presença de médicos e a resolutividade, acarretando o aumento de pacientes para os centros maiores, resvalando para Fortaleza”, disse João Ananias.

Segundo o comunista, a partir do Governo Cid Gomes, houve uma inversão desta lógica. “Ele recomendou que as secretarias estaduais deveriam investir mais nos municípios do Interior, para reverter uma injustiça histórica”, asseverou.

Em aparte, o deputado Lula Morais (PCdoB) assegurou que o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde está surtindo efeito. Como prova, citou a eliminação de macas nos corredores do Instituto Dr. José Frota. Ele disse que antes da atual gestão, o Governo distribuía ambulâncias para todos os prefeitos e foram fechados cerca de mil leitos no Interior. “A prática atual de Cid Gomes é diferente”, avisou

Em resposta, o deputado João Jaime (PSDB) explicou que Instituto Dr. José Frota desocupou seus corredores porque não está mais atendendo os pacientes que buscam o atendimento do hospital. “É fácil resolver o problema, se não atende mais ninguém”, observou.

Homenagens a Cláudio Pereira

João Ananias lamentou a morte do jornalista Cláudio Pereira, que faleceu nesta quarta-feira. Cadeirante há mais de 35 anos, sempre estava presente nos movimentos importantes da Cidade, conforme ressaltou o parlamentar. Cláudio Pereira foi presidente da extinta Fundação Cultural de Fortaleza nas gestões do falecido prefeito Juraci Magalhães e do ex-prefeito Antônio Cambraia. “Foi sempre um homem solidário as grandes causas. Homem da cultura. Homem das letras. Pessoa que sempre se dedicou a melhoria da qualidade de vida, usando a cultura como condição para uma sociedade diferente, mais esclarecida”, frisou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL