Deputados baianos iniciam debates sobre políticas para juventude

A juventude saiu fortalecida da audiência pública que debateu o Plano Estadual de Juventude, na última terça-feira (11/5), na Assembléia Legislativa da Bahia. Depois de um amplo debate, os deputados presentes se comprometeram a tomar todas as iniciativas possíveis para que o plano seja aprovado em regime de urgência. Enviado para a Assembléia no dia 26 de janeiro, o documento é uma compilação de políticas públicas voltadas a atender as principais demandas dos jovens baianos.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Juremar Oliveira, a aprovação do Plano representará um grande avanço. “Constrói-se, assim, pela primeira vez na história da Bahia, um marco legal que defina a juventude enquanto sujeito de direitos e responsabilize o Estado, por meio de políticas públicas e metas que assegurem tais direitos para os próximos 12 anos”.

Resultado das Conferências Nacional e Estadual da Juventude, realizadas entre 2007 e 2008, com a participação mútua e colaborativa da sociedade civil e do Governo do Estado, o Plano traz metas como a erradicação do analfabetismo juvenil, a descentralização das ações governamentais de juventude concentradas em Salvador e região metropolitana e o desenvolvimento de ações específicas para jovens quilombolas, indígenas, mulheres e trabalhadores.

O Plano define, portanto, os parâmetros para os quais as diversas Secretarias de Estado terão de trabalhar para atingir um conjunto de objetivos com vistas a melhorar a qualidade de vida, empregabilidade, esporte, lazer e cultura dos jovens do segmento etário entre 15 e 29 anos.

A audiência pública contou com a participação de representantes dos diversos segmentos da juventude e sociedade juvenil, entre eles, conselheiros, gestores, membros do Conselho Estadual, dirigentes de organizações da sociedade civil, deputados e a professora e pesquisadora de juventude, Mary Castro.

De Salvador,
Eliane Costa com agências