Após 122 anos, alforria ainda não chegou no canavial de Evanildo

Alforria era o nome do documento brasileiro que garantia que um humano não era mais proprietário de outro. Neste 13 de maio, a Lei Áurea, que oficialmente marca a abolição da escravidão, completa 122 anos. Mesmo depois de tanto tempo, o trabalho escravo ainda é uma realidade no Brasil. Reportagem com cortadores de cana-de-açúcar de Pernambuco, entre eles Evanildo Pereira, traz mais informações e reflexões sobre como enfrentar no presente um mal que já deveria ter sido superado no passado.

No Brasil, submeter um trabalhador a condições humilhantes é crime e dá cadeia. Mas o rigor da legislação não impede a prática. Levantamentos recentes mostram que a maior incidência de trabalho escravo está nas lavouras de cana-de-açúcar.

Parece mentira, mas muita gente ainda é mantida como escravo no Brasil. São trabalhadores submetidos a situações humilhantes e privados da própria liberdade. A prática existe em todo o país, inclusive em grandes cidades. Saiba por que é tão importante denunciar este crime.

Fonte: produção Via Legal, texto da TV Vermelho.

Leia também:
– Especial: Trabalho escravo, herança perverça do capitalismo brasileiro