Sem categoria

Dirceu rebate opinião de FHC sobre "autoritarismo" de Lula

O ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, rebateu as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que afirmou que Lula estava sendo autoritário ao indicar a ex-ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff como candidata do PT à presidência. Dirceu disse que FHC faz críticas a Lula porque tem ciúmes do presidente petista. Dirceu participou na manhã desta quarta-feira (12) de um seminário da Central Única dos Trabalhadores, em Brasília.

"Não é o que o povo brasileiro pensa (ser autoritarismo de Lula), já que o Lula tem apoio de 83% do povo brasileiro, 63% dizem que pode votar no candidato dele e 30% afirmam que votarão na candidata dele, enquanto a votação (índice de intenção de voto nas pesquisas) do PSDB é de 30%", afirmou o ex-ministro.

Segundo ele, FHC, quando era presidente, não podia indicar candidato por sofrer rejeição. "Não podia fazer campanha para o José Serra porque o governo dele é reprovado pela sociedade", disse. Para Dirceu, as declarações do tucano mostram "um pouco de ciúmes". "Ele está numa fase de ciúme com o Lula. E dizem que ciúme de homem com homem é a pior coisa que existe", disse Dirceu.

O ex-ministro justificou ainda a escolha do partido em apoiar a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Segundo ele, Dilma tem experiência de governo e não há problema em não ter experiência eleitoral. Ter disputado eleição, segundo ele, não é condição para se candidatar. "FHC dizer isso se volta contra as próprias lideranças tucanas. Muitas delas nunca tinham disputado uma eleição", afirmou.

Ao estilo de Lula, Dirceu ainda recorreu à comparação entre política e futebol para explicar sua tese. "É igual ao Dunga dizer que para ser da Seleção precisa de experiência. Então o Pelé nunca teria sido da Seleção. O que conta para o futebol é a paixão. Mais paixão do que têm Neymar e Ganso não existe, e olha que sou corintiano."

Com agências