PCdoB: Comitê Estadual destaca relevância da Convenção Eleitoral

O último sábado (08/05) foi de reunião e debates para os membros que compõem o Comitê Estadual do PCdoB cearense. A pauta do encontro que aconteceu na sede do Partido em Fortaleza foi o processo de construção da Convenção Política Estadual com a realização das seções municipais e ainda a atualização do quadro político para as eleições deste ano.

Abel Rodrigues

Abel Rodrigues, secretário de organização do PCdoB/CE, destacou que este ano o processo de Convenção será cheio de novidades. “Em ano não eleitoral, realizamos Conferências. Em ano de eleição, os encontros são denominados Convenções. Em 2010, estamos realizando partes desta Convenção nos municípios: são as seções municipais”, informa.

O dirigente afirma que a reunião do último sábado foi para passar ao conjunto dos membros do Comitê Estadual a importância destas seções municipais, definir tarefas e debater a urgência das suas realizações.

Seções Municipais

De acordo com o comunista, o objetivo principal destas seções nos municípios é integrar os filiados das mais diferentes bases neste processo de debates. “Nossa intenção é agregar, assimilar, construir juntos. Nossa militância reconhecidamente ativa precisa entender, participar e motivar-se para o embate que está por vir”, considera.

Segundo Rodrigues, outra novidade neste ano é a forma como os delegados serão escolhidos. “Antes, nós definíamos os delegados de acordo com o número de participantes. Neste ano, será um delegado para cada 30 participantes reunidos nas seções municipais. Além disso, será escolhido um delegado para cada duas bases reunidas. Assim, encontramos um meio de estimular a organização dos filiados de forma a ampliar a organização partidária, qualificando a estruturação das bases e fortificando os laços destas bases e dos filiados com o Partido”, avalia.

Com esta nova metodologia, de acordo com o dirigente, não há como ter um número fixo de delegados que irão participar da Convenção Estadual. “O que temos é uma previsão de que cerca de 250 representantes municipais façam parte da Convenção”, contabiliza.

Mobilização

Até o dia 15 de junho, a previsão é que aconteçam 100 seções municipais em todas as regiões do Ceará. “Estamos programando e agendando datas. É fundamental que a Convenção seja a mais representativa e diversificada possível”, afirma o secretário. A Convenção Estadual Eleitoral está prevista para acontecer nos dias 26 e 27 de junho deste ano.

Cenário Político

Outro ponto debatido no encontro do Comitê Estadual foi o aprofundamento da análise do quadro político atual, tanto no âmbito nacional quanto no local. “Nas nossas últimas reuniões já havíamos definido a importância de apoiar a candidatura de Dilma para Presidente e de reforçar a frente de partidos aliados que apoiam a reeleição de Cid Gomes no Ceará”, ratificou.

Com a retirada da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSB) da disputa à Presidência, muda a conjuntura política nacionalmente e este cenário reflete também nas alianças locais. “Após a retirada de Ciro Gomes, é provável que o PSB declare apoio a Dilma. Assim, o entrave que havia no Ceará tende a ser dissipado”, avalia o dirigente.

Segundo Abel Rodrigues, após as últimas decisões políticas nacionais, a tendência é de manter a aliança dos partidos aliados e ampliar ainda mais com novas forças. “A base aliada nucleada por PSB, PT, PMDB e PCdoB deve contar agora com o PDT, legenda que declarou recentemente apoio à reeleição de Cid Gomes”, informa. Sobre o apoio a Dilma, o dirigente reforça o caráter aglutinador da campanha. “Apesar de ser do PT, a candidatura de Dilma representa muito mais. É um conjunto de forças políticas onde os partidos e lideranças precisam se sentir de fato integradas e ativas neste processo”, considera.

Para Rodrigues, ainda não há nada definitivamente acertado no Ceará. “Tirando as já anunciadas candidaturas de Cid Gomes (PSB) e de Soraya Tupinambá (PSol), não há nenhum outro nome posto para a disputa local. O PR diz que sairá com candidato, mas nada certo; já o PSDB, através de Tasso Jereissati, seu maior líder no Ceará, admite que não conta com ninguém com qualidade eleitoral suficiente para encarar a disputa”, enumera. 

O secretário ressaltou ainda que é importante avançar nas conversações no sentido de fechar o conjunto de nomes para compor a chapa majoritária, bem como as coligações proporcionais.

De Fortaleza,
Carolina Campos