Parlamentares do Mercosul participarão da ICID em Fortaleza

O Parlamento do Mercosul deverá enviar uma delegação de parlamentares para a Conferência Internacional sobre Clima, Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas – ICID que acontece em Fortaleza, no próximo mês de agosto. O Parlasul atende a uma proposta do senador Inácio Arruda, apresentada nesta segunda-feira (10/05), durante sessão do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai.

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas – ICID será realizada em agosto de 2010, no Centro de Convenções do Ceará. A ICID pretende aguçar o foco no desenvolvimento sustentável das regiões semiáridas do mundo, a fim de acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG), para reduzir vulnerabilidade, pobreza e desigualdade, melhorar a qualidade dos recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável.

A Conferência visa a alcançar os seguintes objetivos:

* Reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta;

* Atualizar o conhecimento sobre assuntos concernentes a essas regiões nos últimos 20 anos: aspectos ambientais e climáticos (variabilidade e mudanças), vulnerabilidades, impactos, respostas de adaptação e desenvolvimento sustentável;

* Explorar sinergias entre as Convenções das Nações Unidas no que concerne ao desenvolvimento de regiões semiáridas; e

* Gerar informações para subsidiar governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas.

Fonte: Assessoria de impresa do Senador Inácio Arruda