CPI do Metrô de Salvador ouve o promotor do MPF na quinta-feira

Depois de falta de quórum em duas reuniões, a Comissão Parlamentar de Inquérito criada na Assembléia Legislativa da Bahia para apurar supostas irregularidades na construção do metrô de Salvador volta a ser reunir nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/5), às 10h. Na quinta, os parlamentares receberão o procurador do Ministério Público Federal Vladimir Aras, que vai falar sobre o andamento das investigações e processos em andamento no órgão.

Segundo o presidente da CPI do Metrô, deputado estadual Álvaro Gomes, a Comissão está com um andamento regular. “Logo na primeira sessão aprovamos vários requerimentos que foram todos encaminhados e já recebemos resposta do MPF. Na quinta vamos receber o procurador do MPF para passar as informações que a entidade sobre as obras do metrô. Por isso, minha avaliação é de que a CPI vai bem, principalmente na conjuntura em que estamos vivendo em pleno ano eleitoral”, ressalta.

O parlamentar afirma ainda que está fazendo um grande esforço para que os trabalhos da Comissão tragam luz às denúncias de irregularidades sobre a construção do metrô de Salvador. “No que depender de mim esta CPI vai esclarecer os pontos obscuros desde a licitação do metrô até o atual estágio desta obra que, já dura 10 anos. Nosso objetivo é contribuir para esclarecer de que forma foram utilizados os recursos públicos disponibilizados para a obra, ajudando assim para a sua conclusão, que muitos benefícios vão trazer à população de Salvador”, disse Álvaro.

A Comissão

A CPI para apurar as denúncias de irregularidades nas obras do metrô foi instalada no dia 7 de abril, quando aprovou uma série de requerimentos, solicitando cópias dos processos que tramitam na Justiça Federal, no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas da União e na Polícia Federal. Os parlamentares ainda pretendem convidar para depor na CPI, o presidente do Consórcio Camargo Correa e Andrade Gutierrez, responsável pelas obras do Metrô de Salvador.

Até agora a CPI já recebeu duas respostas aos requerimentos. A primeira do procurador do MPF Vladimir Aras, que comparece á reunião da Comissão nesta quinta-feira (13/5) para informar sobre o processo em tramitação no órgão. A segunda do Tribunal de Contas da União (TCU) que também já se comprometeu a enviar cópias dos inquéritos sobre as obras aos parlamentares, mas não poderá oferecer técnicos, como foi solicitado pela comissão.

O metrô

Pensado para desafogar o tráfego e melhorar o sistema de transporte público, o metrô virou um grande problema para Salvador. A construção do primeiro trecho de 12 km, ligando a estação Pirajá e a Lapa, iniciada em 2000, com previsão de entrega em 2003, sofreu sucessivos atrasos. Hoje, 10 anos depois, ainda não há previsão do início da operação de metade da obra: os 6km que ligam a Rótula do Abacaxi à estação da Lapa.

Nestes dez anos, o projeto já consumiu cerca de R$ 525 milhões. Mudanças no projeto, denúncias de irregularidades, embargos e retenção de recursos foram alguns dos motivos que atrasaram a conclusão do metrô. Os trens chegaram à cidade em dezembro de 2008 e estão guardados em galpões, o que aumenta significativamente os gastos com a obra.

De Salvador,
Eliane Costa