Sem categoria

Pesquisa prevê 2º turno nas eleições presidenciais da Colômbia

A menos de um mês para as eleições presidenciais de 30 de maio na Colômbia, os candidatos Antanas Mockus, do Partido Verde, e Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, estão tecnicamente empatados. É o que afirma uma pesquisa da Ipsos-Napoleon Franco divulgada neste domingo (9).

Santos, antigo ministro da Defesa do presidente Álvaro Uribe, teria 35% das intenções de voto, enquanto Mockus, duas vezes prefeito de Bogotá e conhecido por seu discurso anticorrupção, teria 34%. Num eventual segundo turno, no entanto, Mockus teria 48% das intenções de voto e Santos, 41%, o que mostra uma margem mais apertada que na última pesquisa.

É a primeira pesquisa em várias semanas que mostra que Santos de volta à situação de empate com Mockus, um independente que subiu nas pesquisas a partir de abril. Nenhum candidato teve suporte suficiente para evitar um segundo turno em junho. A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de maio com 1.202 eleitores de 36 cidades colombianas, com margem de erro de 3,5 a 3,7 pontos percentuais.

Da Redação, com informações da Reuters