PELC em Fortaleza: Esporte e Lazer como direitos sociais

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é um dos mais importantes projetos da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza em parceria com o Ministério do Esporte.

Pelc em Fortaleza

O PELC realiza diversas ações esportivas, artísticas e culturais voltadas para o esporte e o lazer e atendendo a um público dos mais abrangentes: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e deficientes. O PELC afirma cotidianamente o esporte e lazer como direitos sociais, integrantes da dignidade humana e não apenas atividade para atletas profissionais.

O Programa está implantado em 10 núcleos (comunidades) sendo eles: Parque Santa Filomena (457 pessoas beneficiadas) , Planalto Pici (236 pessoas beneficiadas), Planalto Ayrton Senna (454 pessoas beneficiadas), Pirambu (457 pessoas beneficiadas), Goiabeiras (276 pessoas beneficiadas), Conjunto Palmeiras (322 pessoas beneficiadas), Conjunto Ceará (231pessoas beneficiadas), Conjunto Esperança (331 pessoas beneficiadas), Canindezinho (452 pessoas beneficiadas) e Granja Lisboa (491 pessoas beneficiadas).

O PELC se caracteriza pelas atividades esportivas (futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol), atividades artísticas e culturais (dança, teatro, música, artesanato) desenvolvidas por arte educadores, além da prática da capoeira que se encaixa em todas as esferas de atividades desenvolvidas nos núcleos, salientando a questão cultural e social que ela possui. Ainda realizamos aulas de ginástica, orientação de caminhada, salões de tabuleiro (damas, xadrez, futebol de botão, tênis de mesa, totó-pebolim, ludo, trilha) além de um resgate de brincadeiras populares através da recreação.

Atualmente estamos entrando no nono mês de atividades atendendo um total de 3684 pessoas diretamente pelo PELC, em todas as faixas etárias que é um dos objetivos do programa, independente de sexo, conseguindo a intergeracionalidade nas atividades, apropriação, revitalização dos espaços públicos, resgate e melhora da auto estima nas comunidades atendidas. Realizamos eventos com apoio e envolvimento das entidades sociais como associação de moradores, conselhos comunitários, entidades religiosas, ou seja, envolvemos de forma efetiva toda a coletividade, chegando já a marca de 9373 atendimentos indiretos de acordo com o último relatório trimestral enviado a Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (SNDEL) do Ministério do Esporte.

Fonte: Secel