Internet: Lula Morais destaca Plano Nacional de Banda Larga

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (06/05) da Assembleia Legislativa, que o plano nacional de banda larga do Governo Federal vai democratizar o acesso à Internet no Brasil. A medida foi apresentada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve beneficiar 41 milhões de domicílios. Hoje, 12 milhões têm banda larga no País.

Para colocar o plano em prática, está sendo remodelada a antiga Telebrás, que, segundo o comunista, chegou a ser tachada de “atraso” na época em que Fernando Henrique Cardoso era presidente da República. A volta da empresa foi financiada pelo Bando Nacional do Desenvolvimento (BNDES). “E vai focar na banda larga, hoje tão necessária para a modernização da comunicação”, pontuou Morais.

Ele lembrou que, em 1999, os tucanos criaram a Eletronet como forma de alavancar o setor. Contudo, o equipamento faliu menos de quatro anos depois. Com o plano de Luiz Inácio Lula da Silva, as classes C e D serão as mais beneficiadas. Para o deputado, isso vai estimular a pesquisa. “É um avanço enorme”, avaliou.

Na opinião de Lula Morais, a volta da Telebrás deve ser utilizada como meio para se discutir o modelo de gestão que será implementado no Brasil a partir de 2011, depois das eleições majoritárias de outubro próximo. PT e PSDB são os dois principais sujeitos da sucessão presidencial. O primeiro é contra privatizações, enquanto o segundo prega o estilo “Estado mínimo”.

Segundo o deputado, a estratégia petista adotada nos últimos oito anos, desde que o Lula da Silva chegou ao Planalto, tem colocado o País entre as nações de maior capacidade de crescimento econômico. “O modelo privatizante está querendo voltar. E nós temos que ter a consciência dos ganhos e conquistas que tivemos para não cairmos numa etapa de retrocesso”, afirmou.

Em aparte, o deputado Guaracy Aguiar (PRB) disse ter conhecimento de que muitas empresas foram sucateadas propositadamente. “Tudo para serem privatizadas com o preço lá embaixo. Isso merecia ter alguém na cadeia”, citou, sendo complementado por Lula Morais: “nós pagamos uma das tarifas de energia mais caras do Brasil, fruto da privatização da Coelce”.

Greve dos servidores do Judiciário

Ainda durante a sessão desta quinta-feira, o deputado Lula Morais pediu solução para a greve dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ). Eles reivindicam alterações no Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR) do Judiciário elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Lula Morais solicitou apoio ao requerimento apresentado pelo deputado Artur Bruno (PT), para dar encaminhamento às reivindicações da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

O deputado destacou ainda a inauguração de uma quadra de skate no município de Maranguape, por meio do Projeto Proares.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL