Seminário discute políticas públicas para juventude de Fortaleza

O objetivo é qualificar, com observações técnicas, o Plano Municipal de Juventude.

II Congresso Municipal de Juventude

Durante os dias 06 e 07 de maio será realizado, no Hotel Oásis, o Seminário de Qualificação do Plano Municipal de Juventude, como parte da programação do I Congresso Municipal de Juventude. O objetivo é qualificar, com observações técnicas, o Plano, que está sendo elaborado pelos jovens da cidade, além de mobilizar especialistas, estudantes, representantes de movimentos juvenis e o público em geral para participar do Congresso.

O Seminário conta com a participação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Regina Novaes; a professora de sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Rosemary Almeida; o secretário municipal de Juventude, Afonso Tiago Nunes de Sousa; deputado Federal Eudes Xavier, membro da Frente Parlamentar da Juventude; o coordenador da Universidade da Juventude (Unjuv), Alessandro Ponce de Leon; e representantes do Conselho Municipal de Juventude e da Prefeitura de Fortaleza.

Para participar, os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição até o dia 05 de maio. As pessoas que desejam divulgar trabalhos científicos sobre a juventude da cidade deverão enviar os resumos também até o dia 05 de maio, através do link Ficha de inscrição de trabalhos acadêmicos. Os artigos completos devem ser enviados até o dia 30 de maio para o e-mail: artigosjuventude@yahoo.com.br.Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

O Congresso Municipal de Juventude é realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com o objetivo de elaborar e consolidar, de forma participativa e democrática, o Plano Municipal de Juventude, um dos marcos legais da política para os jovens de Fortaleza.

Sobre o Plano Municipal de Juventude

A construção do Plano Municipal de Juventude teve início em janeiro de 2008, na Conferência Municipal de Juventude, em que mais de 1.300 jovens apontaram as principais demandas da cidade na área da juventude. Representantes do poder público e da sociedade civil se encontraram, desde agosto do ano passado, em plenárias temáticas e regionais do Congresso Municipal de Juventude para discutir as políticas públicas a partir do documento base elaborado na Conferência.

O Plano Municipal de Juventude será aprovado na plenária final do Congresso, a ser realizada no dia 15 de maio de 2010, no Cuca Che Guevara. Após a finalização do documento, o material será apresentado à Câmara de Vereadores, aos órgãos governamentais e à sociedade civil. Com o Plano, a Prefeitura de Fortaleza terá metas e objetivos estratégicos na área da juventude para os próximos dez anos.

Resumos dos trabalhos e artigos completos

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude realizará uma publicação a partir do Seminário de Qualificação do Plano de Juventude. O objetivo é promover e divulgar a produção local sobre as juventudes da cidade.

Haverá duas versões da publicação, uma impressa e outra em meio digital. A primeira parte da publicação impressa constará de artigos produzidos pelos palestrantes das mesas e a segunda parte será composta pelos resumos dos trabalhos enviados pelos demais participantes do Seminário.

A versão em meio digital, além dos artigos dos palestrantes, agregará os artigos completos enviados pelos participantes do evento. Para participar das publicações em meio digital, é necessário enviar os resumos e seus respectivos artigos completos nos prazos estipulados.

Os resumos devem conter:

– Título;
– Autores;
– Instituição de Ensino;
– Especificações: Layout A4, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Espaço entre linhas 1,5, margem direita e esquerda 3,0cm, número máximo de caracteres: 3.000.
– Itens obrigatórios: Objetivos, Justificativa, Metodologia, Aporte Teórico e Conclusões.

Os artigos completos devem ter entre 8 e 20 páginas e devem seguir as regras da ABNT.

Programação

Serviço

Seminário de Qualificação do Plano Municipal de Juventude

Local: Hotel Oásis (Av. Beira Mar, nº 2500, Meireles)
Data: 06 e 07 de maio
Horário: A partir de 18h (dia 06) e a partir de 8h30 (dia 07)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza