Santa Casa: Cirurgiões paralisam por tempo indeterminado

Em assembleia geral da categoria, realizada na noite desta segunda-feira (03/05), na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, os médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza decidiram paralisar suas atividades a partir de sábado, dia 8 de maio, por tempo indeterminado. A decisão da plenária foi unânime e se deu pela falta de propostas e negociações das partes envolvidas: secretarias de Saúde do Estado, do Município e do provedor da Santa Casa.

Segundo o presidente do SIMEC, José Maria Pontes, a situação chegou ao fundo do poço. "Não dá mais para continuar assim, os médicos estão fazendo cirurgias sérias e perigosas, recebendo uma miséria. Nós precisamos ter condições de trabalho e salários dignos", destaca José Maria citando o novo código de ética médica.

Os 120 cirurgiões do hospital querem passar a receber seus honorários de acordo com a tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM, com redutor de 40% e ressaltam que essa reivindicação já se estende por dois anos, junto com os anestesistas da Santa Casa, que já tiveram sucesso nas negociações.

Na sexta-feira, dia 7 de maio, os cirurgiões irão se reunir na própria Santa Casa para organizar o movimento e marcar nova assembleia. Durante a greve ficam parados os serviços de ambulatório e cirurgias eletivas. Serão atendidos normalmente os casos de urgência e emergência.

Estiveram presentes à assembleia, desta segunda-feira, o vereador Iraguassu Teixeira e o deputado estadual Heitor Ferrer, que prometeram debater a situação da Santa Casa com os parlamentares das Casas Legislativas como forma de apoio ao movimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SIMEC