Esportes Radicais: Fortaleza será a capital mundial do skate

De 13 a 16 de maio a capital cearense realiza o Ceará World Cup Skateboard 2010 – 1ª etapa do Circuito Mundial WCS de Street Skate Profissional

Skate

Junte os principais nomes do street skate do Brasil e do mundo. Adicione muita técnica, criatividade e estilo. O resultado será um festival de manobras e uma acirrada disputa pelo título da etapa brasileira do Circuito Mundial da WCS de Street Skate Profissional. O Ceará World Cup Skateboard 2010, 1ª etapa do Mundial, acontece entre os dias 13 e 16 de maio, na Pista de Skate do Parque do Cocó, em Fortaleza, e distribuirá US$ 27 mil, além de trofeus e medalhas. Paralelo ao alto nível das competições, o público poderá conferir ainda as oficinas de grafite, modelagem de shape, hip hop e malabares, e os espaços dedicados à cultura do skate.

A expectativa é de que pelo menos 60 atletas, entre os melhores do mundo, participem. E os dois melhores são brasileiros! No ranking WCS de 2009, o paranaense Carlos Andrade, o “Piolho” chega ao Ceará ocupando a primeira posição, além de trazer na bagagem o privilégio de ter sido o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial, em 2000. Rodolfo Ramos, o “Gugu”, também do Paraná, é o atual segundo colocado e liderou o ranking profissional em 2008. Outros grandes nomes nacionais também confirmam presença, como Daniel Vieira, Ricardo Porva, Wagner Ramos, Diego Oliveira, Laurence Reali e Lucas Carvalho “Xaparral”.

Os feras internacionais também prometem um grande show de manobras e não facilitar a vida dos competidores brasileiros, que juntos, disputarão. Todos garantem estar treinando forte e têm um histórico de títulos mundiais. O cazaquistanês Alex Mizurov compete pela Alemanha e ganhou fama em 2006 ao vencer os X-Games com suas ousadas manobras técnicas. Os norte-americanos Adam Dyet e Tyler Hendley colecionam títulos nos X-Games e o belga Philippe Zwijsen foi campeão europeu de 2008, entre outras conquistas.

O evento marca o pioneirismo do Estado em ser o único do Nordeste a realizar uma etapa oficial do mundial profissional da WCS. O Ceará tem outro motivo para comemorar. Além de já ter tradição em receber importantes competições de skate, o Estado continua investindo no esporte: estão sendo construídas 23 novas pistas em 22 municípios, sendo duas em Fortaleza.
Modalidade Street

As provas são na modalidade “street”, em que os atletas realizam manobras em uma pista que reproduz obstáculos da arquitetura urbana. Considerada a mais praticada do skate, as manobras do street têm como critérios de avaliação: variedade, dificuldade, conclusão e ritmo, além do aproveitamento da pista, estilo e criatividade.

O Ceará World Cup Skateboard é um evento oficial da World Cup Skateboarding (WCS) e da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), com apoio da Federação Cearense de Skate (FESk). A realização é da T’ai Produções e Eventos, com patrocínios do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte e da Secretaria do Turismo, do Banco do Nordeste e da Myllys.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ceará World Cup Skateboard 2010