Redução da jornada: Cartilha será lançada nesta segunda-feira

O senador Inácio Arruda estará segunda-feira, dia 3 de maio, às 9 horas, no Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza, para o lançamento da cartilha “Redução da Jornada de Trabalho – Mais emprego e qualidade de vida”, produzida pelo mandato do senador, que é o autor do Projeto de Emenda à Constituição – PEC 231/95, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O lançamento é uma iniciativa da vereadora Eliana Gomes. 

O objetivo da cartilha é esclarecer a população sobre os benefícios da redução jornada de trabalho, como geração de novos postos de trabalho, o crescimento da economia e mais qualidade de vida para o trabalhador. Na atuação parlamentar de Inácio Arruda, a temática do trabalho sempre teve papel de destaque. Ele entende que a garantia dos direitos dos trabalhadores consiste no primeiro passo para as grandes transformações sociais que o Brasil precisa.

A cartilha detalha as propostas de lei que tramitam no Congresso Nacional e que têm influência direta no cotidiano do trabalhador. Entre elas, a de maior repercussão é a PEC que reduz a jornada de trabalho, apresentada quando o senador Inácio Arruda ainda era deputado federal. Tem ainda as propostas que procuram combater o problema do assedio moral no trabalho e as que garantem a aposentadoria aos trabalhadores de baixa renda.

A cartilha conta também a história da redução da jornada em vários países e os benefícios para aquelas populações. “A redução da jornada de trabalho não significa apenas mais tempo livre para o trabalhador, mas, sobretudo, a abertura de outras oportunidades de mercado de trabalho”, diz o senador Inácio Arruda.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda