Eliana Gomes ressalta luta pela redução da jornada de trabalho

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), destacou nesta quinta-feira (29/04), a redução da jornada de trabalho como a principal bandeira deste 1º de maio, Dia do Trabalho. Atualmente, a jornada é de 44 horas. Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) prevê a redução para 40 horas.

Para a vereadora, a redução vai significar a elevação da qualidade de trabalho e de vida, dando aos trabalhadores mais tempo para o lazer, para os estudos, para a família e para a militância política. No caso das mulheres, Eliana ressaltou que a mudança terá um “caráter feminista”.

“A redução da jornada de trabalho pode contribuir para que as trabalhadoras com carga horária formal menor tenham mais tempo para realizar outro trabalho igualmente importante: o realizado por elas em suas casas”, disse, acrescentando que elas também terão tempo para estudar e para “curtir mais a vida”.

Nesta sexta-feira (30/04), por iniciativa da vereadora, será realizada na Praça do Ferreira audiência pública para discutir o assunto. “Saúdo nossos trabalhadores e peço que se mobilizem e participem. Tenho certeza que, pela mobilização, vamos conseguir reduzir a jornada sem reduzir salários.”

Fonte: Câmara de Fortaleza