Chico Lopes: "Copom retrocede ao elevar a taxa básica de juros”

Um passo pra trás em um caminho de redução das taxas de juros no Brasil como importante meio de estimular a economia. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) avalia a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, chegando a 9,5% ao ano.

"É um retrocesso em uma das mais importantes conquistas do governo Lula, que vinha sendo a diminuição dos juros como forma de favorecer o desenvolvimento, estimular a produção e gerar empregos", afirma Lopes.

"Sabemos que este aumento vinha sendo colocado como já esperado pelo mercado, mas mesmo assim não podemos deixar de registrar nossa posição contrária à elevação da taxa de juros, neste momento em que a economia brasileira segue seu rumo, depois de com a condução do presidente Lula ter atravessado sem tanto impacto a crise internacional", acrescenta Chico, lembrando que a redução dos juros é uma das principais bandeiras do PCdoB e um dos pontos dos quais o partido, na sustentação ao governo do presidente Lula, não abre mão.

"O argumento do Copom é o de que seria necessário elevar os juros para conter a inflação. Respeitamos, mas discordamos. Um aumento dos juros tem impacto negativo no crédito ao cidadão e principalmente no estímulo à economia, dificultando a geração de novos empregos. Esse é um preço a se pagar com essa decisão do Banco Central", aponta o parlamentar cearense.

"Claro que é preciso lembrar que no governo Lula os juros diminuíram muito em relação à era FHC. Mas mesmo assim seguem, de certo modo, altos para o padrão mundial. Nós, do PCdoB, continuaremos lutando pela redução".

Fonte: Dalwton Moura – Ass. Imprensa Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE