Aurora adere ao Cariri-Cangaço 2010

Através de um encontro ocorrido na última terça-feira (27/04) em Fortaleza entre o prefeito Adailton Macedo e o coordenador do Cariri-Cangaço Manoel Severo, ficou confirmada a adesão de Aurora a este que vem se transformando num dos mais importantes e badalados eventos lampiônicos do Brasil, agora na sua edição 2010.

Cariri Cangaço 2010

Nesta sexta-feira (30/04), o secretário de Cultura do Município, Professor José Cícero, receberá os representantes do evento para discutir como será a participação oficial do município. O encontro contará inclusive com a presença de uma das curadoras do acontecimento, a aurorense Jusara Macêdo.

Este ano o Cariri-Cangaço terá aumentado o leque dos municípios anfitriões: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora e Porteiras, conforme informou Manoel Severo.

Trata-se de um evento “de cunho turístico-cultural e científico, que em sua edição 2010 terá novamente como cidades anfitriãs as que tiveram de alguma maneira ligações históricas com este movimento que ficara conhecido como Cangaço. Reuniremos a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais, do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste", afirmou Severo.

O evento em sua segunda edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina distribuídas durante seu período de realização (6 dias nos 6 municípios anfitriões). Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores de renome nacional.

O Cariri-Cangaço, sob o tema “Coronéis, Beatos e Cangaceiros”, promoverá um conjunto de 23 visitas técnicas aos principais pontos turísticos do Cariri, como também aos principais sítios históricos ligados ao Cangaço na região. “Em cada visita técnica, teremos um estudioso e um guia turístico que fará a explanação sobre o ponto visitado”, disse o coordenador.

Por outro lado, o secretário de cultura de Aurora, que também é um antigo e apaixonado pesquisador do Cangaço e, principalmente das várias incursões de Lampião e seu bando pelo território aurorense, disse estar contente por seu município poder contribuir de alguma forma para o estudo e para uma releitura da história de Lampião e do Cangaço. “Aurora jogará um papel de destaque neste contexto de estudo e de análise do movimento pelos sertões caririenses. Além da relação do Rei do Cangaço e Massilon Leite com o coronel Isaías Arruda e o célebre invasão de Mossoró que foi tramada em Aurora, descambando com a tentativa de envenenamento e cerco de Lampião no sítio Ipueiras, propriedade de Isaías. Para tanto, duas edições da Revista Aurora (RA) esteve sendo publicada anos atrás para tratar exclusivamente deste tema”, informa.

Este ano, o secretário que também é o editor do informativo, explica que o terceiro número da RA abordará o aniversário dos 80 anos da passagem de Virgolino pelas terras aurorenses, além do assassinato do coronel Isaías Arruda na estação do trem de Aurora (fato ocorrido no dia 4 de agosto de 1928).

“Como é possível perceber, Aurora possui uma marca muito forte quando se vai discorrer acerca da história de Lampião e seu bando pelas paragens do Cariri”, disse José Cícero. Não há, portanto, como olvidar a presença de Aurora na história do Cangaço, sobretudo pela forte influência de cangaceiros da terra no bando de Lampião, completou. "Já estava na hora da nossa cidade também participar do Cariri-Cangaço", enfatizou.

A antiga estação ferroviária, a fazenda Ipueiras, os grupos de Penitentes da Ordem Santa Cruz da qual, segundo dizem, o próprio Lampião também participara de alguns ‘alertais’ e aqui foi iniciado. As várias incursões do bando pelo território quando tentava despistar as volantes após a malograda invasão de Mossoró e a traição de Isaias.

Tudo isso são fatos que a história (e os pesquisadores) ainda precisam se debruçar no sentido de se escrever de vez a presença de Aurora na história do Cangaço. Diria que, um pouco disso estaremos remontando através dos debates provocados pelo Cariri-Cangaço, explicou o secretário.

O Cariri-Cangaço é uma promoção da ABEC (Associação Brasileira de Estudos do Cangaço com sede em Mossoró-RN) e uma realização das Prefeituras envolvidas. O encontro conta ainda com o apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC); Centro Pró Memória Josafá Magalhães; Instituto Cultural Vale Caririense (ICVC); Fundação Memorial Padre Cícero; SESC; SEBRAE, e do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Conforme a organização, este ano o evento contará com conferências temáticas, debates e visitas técnicas; bem como com a II Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários; a II Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias sobre a temática; o II Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas 8 novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Nordeste e também São Paulo, além de 17 apresentações artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música e Cultura Popular”.O Cariri Cangaço – Coronéis, Beatos e Cangaceiros, acontecerá entre os dias 17 e 22 de Agosto de 2010, na Região do Cariri, sul do estado do Ceará.

A adesão de Aurora a este acontecimento nos enche de alegria, posto que será uma oportunidade fundamental para que possamos inserir de vez nosso município no calendário comemorativo dos grandes fatos que marcaram a história do Cariri e do Nordeste, disse o responsável pela Seculte-Aurora.

Fonte: Blog de Aurora