Assembleia comemora Dia Estadual da Caatinga

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia realizou na tarde desta quarta-feira (28/04), audiência pública em homenagem ao Dia Estadual/Nacional da Caatinga. O deputado Lula Morais destacou a importância da caatinga para o Ceará e alertou para a urgência de ações de conscientização sobre necessidade de preservar este bioma.

Lula Morais ressaltou também a existência da Lei Estadual , de sua autoria, que Institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Desertificação, fenômeno diretamente ligado à degradação ambiental e que já atinge grande parte do Estado.

O superintendente regional do Ibama, Moreira Juvêncio, disse que antes a preocupação do Ministério do Meio Ambiente era a Amazônia e o Cerrado, mas hoje há ações para a caatinga. Ele assinalou que um estudo feito pelo Ibama destaca o problema do desmatamento para retirada de lenha, para residências e cerâmicas. “Temos que intensificar a fiscalização e alterar a matriz energética do sertão”, observou Moreira.

A presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado, Tereza Farias enfatizou a importância da caatinga, "ecossistema que representa 92%" da cobertura florestal do Ceará. "É um bioma único no mundo, utilizado para produção de alimentos, medicamentos, cosméticos e ainda como fonte de energia", afirmou a ambientalista, ao apontar que a caatinga deve ter um plano de manejo e uso racional.

Durante o evento, foi entregue a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa à Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá (Adec). A comenda foi instituída em 2004 pelo Governo do Estado e premia lideranças de destaque na defesa da caatinga. O evento fez parte da Semana Estadual de Meio Ambiente, que homenageou a escritora Rachel de Queiroz.

Além do debate, houve uma exposição de fotos e a exibição de um vídeo, filmado no distrito de Santa Rita, em Quiterianópolis. Foi apresentado ainda o mapeamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nos municípios de intervenção do Projeto Mata Branca, que contribui com a conservação e gestão sustentável da Caatinga.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL