Audiência Pública debate Redução da Jornada de Trabalho

Uma audiência pública para discutir a proposta de Emenda a Constituição (PEC), de autoria do senador Inácio Arruda, que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, está marcada para esta sexta-feira (30 de abril), a partir das 9h, na Praça do Ferreira. A iniciativa é da vereadora Eliana Gomes, em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora (1º de Maio).

Redução da Jornada de Trabalho

Foram convidados para participar da audiência, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, o senador Inácio Arruda, o coordenador estadual do DIEESE, Reginaldo Aguiar e o presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz para falar sobre os impactos da redução da jornada de trabalho na geração de empregos e na elevação da qualidade de vida dos trabalhadores, além de representantes de todas as centrais sindicais parceiras. “A redução da jornada de trabalho é uma demanda histórica dos trabalhadores, que unifica o movimento sindical brasileiro”, lembra Eliana Gomes.

Cartilha

Ainda sobre o assunto, no próximo dia 3 de maio, às 9 horas, no Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza, será lançada a cartilha “Redução da Jornada de Trabalho – Mais emprego e qualidade de vida”, produzida pelo mandato do senador Inácio Arruda. O objetivo é esclarecer a população sobre os benefícios da redução jornada de trabalho, como geração de novos postos de trabalho, o crescimento da economia e mais qualidade de vida para o trabalhador. A cartilha conta também a história da redução da jornada em vários países e os benefícios para aquelas populações. “A redução da jornada de trabalho não significa apenas mais tempo livre para o trabalhador, mas, sobretudo, a abertura de outras oportunidades de mercado de trabalho”, diz o senador Inácio Arruda.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Eliana Gomes