Divulgados selecionados para a III Mostra de Música Petrúcio Maia

Cinquenta e quatro músicos e grupos musicais locais se apresentarão no mês de maio, em diferentes espaços culturais da cidade.

Festival de Música de Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), divulga os selecionados para a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia que, este ano, integra a programação da IX Feira da Música de Fortaleza. Entre quase 300 inscritos, foram selecionados 54 músicos e grupos musicais locais, que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês de maio, em três diferentes espaços culturais da cidade.

Os selecionados passaram pela avaliação criteriosa de uma comissão formada por Bruno Nogueira (jornalista pernambucano), Dellano Rios (jornalista e crítico musical local), Luciano Almeida (jornalista, pesquisador e crítico musical local), Ivan Ferraro (presidente da Prodisc) e Guga de Castro (DJ e coordenador de políticas para a música da Secultfor), todos de reconhecida atuação na área da música.

A comissão levou em conta critérios como originalidade e qualidade artística. “A curadoria traz gratas surpresas, que só a mostra tem o poder de descortinar: foram quase 300 inscritos, isso é um termômetro de que existe uma significativa produção musical na cidade que precisa de visibilidade. O público pode esperar uma produção diversificada em termos de gêneros musicais e origens geográficas, vinda de várias classe sociais e econômicas; isso é muito importante para a cena musical fortalezense. Uma coisa boa é que, tanto nessa curadoria como no júri da Mostra propriamente dita, teremos pessoas de fora, o que projeta nossa produção musical nacionalmente”, avalia Guga de Castro.

A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no Cuca Che Guevara, a partir das 19 horas; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19 horas; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro da Volta da Jurema, a partir de 18 horas. Durante a realização do evento, um júri selecionará os doze melhores músicos ou grupos musicais para apresentação de shows na programação da IX Feira da Música, que se realiza em Fortaleza, entre 18 e 21 de agosto.

Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos. Depois de realizadas duas edições nos anos de 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.

A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.

Programação

1ª etapa
Dias 14, 15 e 16
Local: Cuca Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Horário: a partir das 19h

2ª etapa
Dias 21, 22 e 23
Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)
Horário: a partir das 19h

3ª etapa
Dias 28, 29 e 30
Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)
Horário: a partir das 18h

Confira aqui os selecionados

Fonte: Prefeitura de Fortaleza