Confirmada etapa estadual da Conferência de Esporte

A Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (Sejel) realiza nos dias 28 e 29 de abril, a partir das 09 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), a III Conferência Estadual do Esporte (CNE).

Reunindo mais de 40 municípios, o evento vai discutir e aprovar propostas que deverão ser incluídas em um relatório final e encaminhadas ao Ministério do Esporte para que, no mês de junho sejam apresentadas na etapa nacional que acontece em Brasília (DF) entre os dias 03 e 06 do referido mês.

A conferência Nacional foi lançada no mês de janeiro na capital federal e tem como objetivos específicos:

• Consolidar as políticas públicas de esporte e lazer como políticas de Estado;

• Consolidar o espaço de diálogo entre o estado e a sociedade;

•Mobilizar estados e municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política do esporte e lazer;

•Promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno da construção do Plano Decenal de Esporte e Lazer;

•Avançar na construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer apontando na II CNE, mediante a concretização de um Plano Decenal de Esporte e Lazer;

• Reforçar a necessidade de ampliar o orçamento do esporte – campanha do 1 % para o esporte.

Coordenador geral avalia conferências municipais

Segundo o coordenador geral da Conferência no Estado, Chistian Barnald, foi criada uma comissão organizadora para direcionar e auxiliar os municípios nas realizações das conferências. Ele destacou a importância da realização das etapas no interior do Estado. “Para caracterizar a elaboração de um Plano Nacional, que não existiria sem a participação dos municípios é fundamental a realização da Conferência Estadual”, frisou.

O coordenador afirmou que a Sejel foi a primeira a organizar uma comissão de mobilização que dá o acompanhamento para cada gestor municipal, entendendo que sem as etapas municipais, não existiria etapa estadual e nem a caracterização de um Plano Nacional.

“No Amazonas a participação aconteceu de forma maciça, resultado que mostra como os gestores aderiram ao lançamento da Conferência, ressaltando que o nosso Estado foi o primeiro a lançar o evento e em seguida a capacitação dos gestores municipais”, informou o coordenador.

Fonte: SEJEL