Educador Social: Lopes debate projeto que regulamenta profissão

O deputado federal Chico Lopes participou esta semana do III Congresso Internacional de Pedagogia Social, realizado na Universidade de São Paulo (USP), convidado como autor do projeto de lei que regulamenta a profissão de educador social no Brasil. Lopes respondeu a questionamentos sobre o projeto e sua atual etapa de tramitação e defendeu a importância da iniciativa para o reconhecimento legal a milhares de profissionais que atuam em defesa de pessoas em situação de risco.

Debate com Chico Lopes na USP

Ressaltando a relevância do projeto e o intenso apoio dos educadores sociais à iniciativa, Chico Lopes informou que a matéria se encontra na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, tendo ainda de passar pelas Comissões de Trabalho e de Constituição e Justiça.

"Foi um debate muito proveitoso para ressaltar a necessidade de mobilização da sociedade, inclusive da comunidade acadêmica, para que o projeto venha a ser aprovado, garantindo o benefício aos educadores sociais, inclusive com o reconhecimento desses profissionais em concursos públicos específicos e com a construção de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários", comenta Chico Lopes, que chamou atenção dos participantes pela disponibilidade para o debate.

"Sabemos que a academia tem suas reflexões e pesquisas, de grande importância, sobre esse tema. Neste momento, pode dar uma enorme contribuição ao esforço político para aprovação do projeto. Por isso, fazemos questão de agradecer o convite para o debate. Participamos com muito entusiasmo", complementa.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE