CE realiza debate sobre Arte e Cidades na Sociedade Contemporânea

A programação acontece de 27 a 29 de abril de 2010, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Arte e Cidades na Sociedade Contemporânea

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e o Instituto Olhar Aprendiz realizam o Seminário Internacional Arte e Cidades na Sociedade Contemporânea, de 27 a 29 de abril de 2010, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Debates em torno da criação artística e reflexões sobre o contexto das cidades na atualidade trazem pesquisadores de diversos lugares para a pauta de discussões. O Seminário abre o projeto Encontros e Mostras de Linguagens Artísticas que trabalha a formação, difusão e capacitação técnica em cultura e artes, propiciando um processo de intercâmbio intenso entre os municípios. A entrada do Seminário Arte e Cidades na Sociedade Contemporânea é franca (sujeita a capacidade do auditório). Para receber certificado é necessário fazer o credenciamento no local, que acontecerá nos três dias do encontro.

Às 16h50min, a literatura terá como mote a tragédia com a escritora Tércia Montenegro, doutora em Lingüística pela UFC e a atriz Elisa Toledo, diretora da Companhia Paralelo da Graviola, apresenta “Pentesileia: relato de um experimento cênico”. Às 19h, a profa. Dra.Gabriela Reinaldo (Brasil/ UFC) fala sobre “Fronteira, limite e tradução: as ondulações da cobra coral de Montaigne a Caetano Veloso”. O primeiro dia de seminário termina com a apresentação da Cia Dita com o espetáculo “De Vir”, no Ponto de Cultura Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, 260, Praia de Iracema).

Na quarta, dia 28 de abril de 2010, os trabalhos terão mediação da Profa. Dra. Francilene dos Santos Rodrigues (Brasil/UFRR) e contam com a presença do Prof. Dr.Eduardo Diatahy Bezerra de Meneses (Brasil/ UFC) em palestra sobre “Tragédia e Mito”. Logo após a prof. Dra. Paula Coelho (Brasil/ USP/ UFPB) discorre sobre “A Experiência da Alteridade no Processo Criativo do Ator” e o prof. Dr. Oswald Barroso (Brasil/UECE) fala sobre “Teatro e Encantamento: do Rito ao Espetáculo”. O Prof. MS. Lindolfo Amaral (Brasil/UFBA) narra a presença do “Cordel na Dramaturgia nos últimos 50 anos”. A programação do dia é fechada com a fala da dramaturga do Centro Amazzone-Teatro Studio (Palermo/Itália), Profa.Lina Prosa (Itália) sobre “Pentesileia. Corpo e escrita dos limites” e o experimento cênico “Pentesileia” com direção de Maria Rejane Reinaldo e elenco de Galba Nogueira e Lana Soraya.

A quinta-feira, dia 29, é dedicada ao olhar para as cidades. O Prof. Romeu Duarte Júnior (UFC) faz a mediação dos debates com Clodoveu de Arruda Coelho Neto, superintendente da 4ª SR/IPHAN Ceará – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional sobre “As Cidades Históricas”. O secretário da cultura de Sobral, Antonio Carlos Campelo Costa conta das relações afetuosas em estudo de caso da “Cidade como cena poética” e a professora da Universidade Federal de Roraima, Dra. Francilene dos Santos Rodrigues (Brasil/UFRR) fala sobre as “Narrativas sobre a terra de muitas águas: o Planato das Guyanas”. Às 18h10, o tema “Cidades no Tempo Contemporâneo: feições e afetos” é retratado pelo Prof. Dr. Manoel Tibério Alves de Souza (Brasil). A Profa.Dra. Sylvia Beatriz Bezerra Furtado (Brasil/ UFC), moderniza o debate com as “Paisagens digitas, a cidade do controle” e o italiano Prof. Dr. Pierfranco Malizia (Italia/LUMSA) discorre sobre “Paixões Urbanas. A humanidade da cidade: um olhar sociológico sobre a poética de Aldir Blanc”.

O projeto Encontros e Mostras de Linguagens Artísticas segue até junho com uma série de ações pelo interior que incluem cursos, mostras, exposições e interações estéticas. Inicia com a exposição de Artes Visuais no Ponto de Cultura Assentamento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro (Litoral Oeste), de 13 a 16 de Maio de 2010. De 22 a 23 de maio de 2010, tem Mostra de Audiovisual – Cine Clube (Vale do Acaraú) na Ecoa Sobral e no Ponto de Cultura Vento Forte de Aracatiaçu. Para a área de música, terá Mostra de Canto (Quixadá) de 11 e 12 de junho de 2010, no Centro Cultural de Quixadá e Curso de Iniciação Musical (Cariri) de 5 e 6 de Junho de 2010, no Solibel.

Já na categoria circo, uma mostra de espetáculos e uma série de cursos e oficinas percorrem as lonas dos circos Tropical, Mirtes, Meridiano, Gaivota, Pimenta, Dakar, London, Mania, Tersalone, Motoka, Irmãos Duarte, Lino, Napolitano, Pardal, Edson Brandão e Tatuzinho. São as oficinas de Construção de Estruturas e Aparelhos Circenses; Segurança no Circo; Técnicas de Aéreos, o Direito na Rua e Capatazia. De 1 a 31 de Junho de 2010. Mais informações pelo telefone 85-3101-6745 ou pelo e-mail [email protected] e [email protected].

A abertura acontece na terça-feira, dia 27, às 15h com a palavra do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, seguida pela conferência “Pentesileia, Rainha das Amazonas: de Homero à Modernidade” com o prof. Dr. Camille Dumoulié (França), doutor em Literatura e Ciências Humanas (Paris Oeste-Nanterre), que trata sobre o tema que têm servido de inspiração para as obras filosóficas e que seduzem pintores, escultores, compositores, dramaturgos e literatos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult