Campanha de vacinação de idosos contra gripe tem novas datas

A imunização contra a gripe comum acontece de 8 a 21 de maio, e contra a H1N1 foi prorrogada até o próximo mês.

Vacinação dos Idosos

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum teve seu calendário alterado, passando de 24 de abril a 7 de maio, para 8 a 21 de maio. A mudança, determinada pelo Ministério da Saúde, foi motivada pelo atraso na entrega das doses pelo laboratório produtor da vacina contra a gripe sazonal.

Devido à alteração, a vacinação contra a gripe H1N1 para pessoas com doenças crônicas com mais de 60 anos, inicialmente prevista também para 24 de abril a 7 de maio, foi prorrogada até o dia 21 do próximo mês. Enquanto isso, os grupos atualmente atendidos pela campanha – jovens de 20 a 29 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos e pessoas com doenças crônicas com menos de 60 anos – continuam recebendo a imunização até o dia 7 do próximo mês.

Dia 8 de maio, um sábado, é também o “dia D” de vacinação para o grupo das pessoas com doenças crônicas com mais de 60 anos, data em que todos os postos de saúde de Fortaleza estarão de portas abertas para promover a campanha. Caso o idoso compareça à unidade de vacinação a partir do dia D, ele receberá as duas vacinas.

Para quem tem mais de 60 anos e sofre de doença crônica, e não quiser esperar até o dia 8 do próximo mês, os postos farão a vacinação contra a gripe H1N1 a partir de sábado (24). É importante ressaltar, contudo, que, caso as vacinas contra a gripe comum e a H1N1 não sejam aplicadas na mesma ocasião, é preciso dar um intervalo de pelo menos 15 dias entre as duas para que a imunização seja eficaz. A última fase da campanha terá como público alvo os adultos de 30 a 39 anos, que podem vacinar-se de 8 a 21 de maio.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza