João Ananias destaca importância de investir em atenção primária

O deputado João Ananias destacou, nesta quinta-feira (22/04) na Assembleia Legislativa, a importância de o Governo investir mais na atenção primária da saúde. Segundo ele, “os recursos ficam concentrados em Brasília, enquanto o município, que é o menos contemplado do ponto de vista da distribuição tributária, acaba sendo a porta de entrada da atenção primária”. Para ele, a atenção primária “foi entregue ao ente mais pobre e menos preparado financeiramente”.

“E como esse nível de atenção vai regular a atenção secundária? Claro que a falta de recursos para atenção primária vai acabar comprometendo a atenção secundária e a terciária”, disse. Segundo ele, “é fundamental lutar por mais recursos para o nível primário, para garantir a equidade no ideário do SUS”.

O deputado falou também sobre a evolução do SUS no País. “Se a gente imaginar como funcionava a saúde pública há uns 20 anos, antes do SUS, podemos lembrar que em municípios do interior do Estado ia um médico uma vez por semana, atender toda a população da cidade num final de semana”, frisou. o parlamentar ressaltou que, nesses atendimentos, se formavam filas “quilométricas”. Conforme ele, essa condição desumana de atendimento era comum na maioria dos municípios cearenses.

Segundo Ananias, com a reforma sanitária brasileira, que desde a década de 1970 buscava estabelecer um sistema de saúde no País, deixando de lado o modelo “hospitalocêntrico”, no qual o atendimento a saúde funcionava dentro de cada hospital, chegou-se à implantação do SUS, em 1988. “Com o SUS, houve uma inversão no atendimento”, comentou, acrescentando que houve, também, uma descentralização dos serviços, com a instalação do Programa de Saúde da Família (PSF). “Hoje, o PSF está presente nos 184 municípios do Ceará”, observou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL