Açude João Lopes: Moradores visitam canteiro de obras do conjunto

Na manhã desta quinta-feira (22/04), o presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Roberto Gomes, coordenou uma visita ao canteiro de obras do conjunto habitacional que vai receber as famílias que moram na área de risco do açude João Lopes (Monte Castelo). O equipamento fica localizado na Rua Dona Mendinha, no bairro do Álvaro Weyne.

Visita açude João Lopes

Participaram da visita, além dos técnicos da Habitafor, uma comissão das famílias beneficiadas, integrantes do Conselho Gestor que fiscaliza a obra, a vereadora Eliana Gomes representando a Câmara Municipal de Fortaleza, Delegados(as) e coordenadora do Orçamento Participativo (OP) da Secretaria Executiva Regional 1 e membros do Conselho Municipal de Habitação.

O presidente da Habitafor recepcionou os presentes e deu informações sobre a construção. Segundo Roberto Gomes, o terreno que tem área de 5.300m², receberá 80 apartamentos com dois tamanhos, os de dois quartos com 37m² e os de três, com 44m². Algumas unidades serão adaptadas para famílias que têm pessoas com necessidades especiais. Um parquinho e uma pequena praça constam também no projeto. O secretário assegurou que o prazo para entrega das unidades é 31 de março de 2011, mas disse que espera que a construção termine antes.

A vereadora Eliana Gomes lembrou da luta de mais de trinta anos das famílias que habitam a área de risco do açude e ressaltou o importante papel das entidades locais no processo de organização das famílias. A parlamentar também destacou que no governo da prefeita Luizianne Lins houve um grande avanço na política habitacional da cidade, beneficiando principalmente as famílias que moram nas áreas de risco.

Conselho solicita cronograma

Aguinaldo Aguiar, do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz, representou o Conselho Gestor (formado por representantes das entidades sociais dos Bairros Ellery, Monte Castelo e São Gerardo, criado para fiscalizar e acompanhar a obra) solicitou a apresentação do cronograma do projeto, a contratação de pessoas da comunidade para trabalhar na obra e pediu agilidade no processo de remoção das famílias que estão com suas moradias ameaçadas de desabamento na área de risco. Segundo Aguiar, cerca de cinco famílias estão em situação de alto risco, comprovada pela própria Habitafor e a Defesa Civil. Ele citou o caso da moradora Maria Clécia da Silva, que há meses não dorme temendo que ocorra o pior. O representante das entidades ainda informou que o conselho está realizando debates sobre ajustes no projeto, no que se refere aos equipamentos previstos para serem implantados no entorno do açude e sobre o nome definitivo do conjunto.

A dona de casa Maria Tereza Ferreira da Silva, conhecida como Terezinha, era uma das mais eufóricas durante a visita. Ela disse que não tinha ideia de como seria o local e ficou surpresa com tudo que viu, principalmente a localização do terreno e a sua futura vizinhança. “Eu vou contar os dias e as horas até chegar o momento da gente realizar o grande sonho de se mudar pra nova casa”, confidenciou a moradora.

Informações importantes sobre o projeto

– Construção de 80 unidades habitacionais, sendo 55 para as famílias do açude João Lopes;
– Valor da obra (conjunto e intervenção no entorno do açude): R$ 4.730.156,54 (O valor divulgado antes pela Prefeitura era de R$ 6,7 milhões);
– Construtora: EDCOM – Comércio e Construções;
– Endereço do conjunto: Rua Dona Mendinha, próximo a av. Francisco Sá (Álvaro Weyne);
– Início / término: 25 de março de 2010 a 31 de março de 2011;
– Engenheiro da Prefeitura responsável pela fiscalização: Jorge Vidal;
– Representante da Habitafor responsável pela ação: Eônio Fontenele (assessor da presidência do órgão).

Conselho Gestor

O Conselho Gestor do projeto de reurbanização e reassentamento do açude João Lopes é formado por representantes das entidades sociais dos bairros Ellery, Monte Castelo e São Gerardo. Foi criado em Assembleia Geral realizada no dia 11 de novembro de 2009, na escola municipal Prof. Martinz de Aguiar. Tem a finalidade de fiscalizar e acompanhar a execução do projeto. Reúne-se semanalmente, as quartas-feiras, as 18h30, na escola Martinz de Aguiar (rua Bernardo Porto esquina com rua Dr. Atualpa, bairro Ellery).

Fonte: Sítio Bairro Ellery