Ceará prepara II Conferência Estadual de Economia Solidária

"O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado na propriedade coletiva, na cooperação e autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento". A partir deste tema, o estado do Ceará realizará a II Conferência Estadual de Economia Solidária entre os dias 28 e 30 deste mês, na cidade de Caucaia, na região metropolitana da capital, Fortaleza.

De acordo com Isabel Forte, da comissão organizadora da conferência estadual, 400 participantes, sendo 350 delegados eleitos nas rodadas territoriais do estado, devem participar do evento.

Segundo ela, a principal questão a ser discutida na estadual é a necessidade de se organizar e fortalecer a articulação entre empreendimentos, entidades de apoio e fomento e poder público no estado. "É importante se fortalecer e articular para compreender melhor a Economia Solidária", resumiu.

Outro ponto que deve ser bastante discutido é o reconhecimento o direito de exercer a economia solidária, "já que essa economia existe de fato, não é ilusão. É uma alternativa de modelo de desenvolvimento sustentável", enfatizou Isabel. Ela comentou ainda sobre a importância de se aplicar políticas públicas que favoreçam o segmento. Essa necessidade, aliás, é expressada no lema da conferência: "Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável".

Com este evento, Isabel espera que os objetivos sejam alcançados. "A expectativa é de que a gente consiga fortalecer as propostas, entre elas a criação da Lei Nacional, e levar essas demandas para Brasília. Esperamos fortalecer as políticas públicas e os programas de economia solidária", ressaltou.

A II Conferência Nacional de Economia Solidária reunirá representantes de todos os estados nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho, em Brasília, no Distrito Federal. Na página do Forum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) – www.fbes.org.br -, dentro do "envolva-se" ou então diretamente em www.fbes.org.br/conaes2010 , é possível ter acesso ao conjunto de documentos e artigos/notícias relacionados à Conferência.

Economia Solidária no Ceará

De acordo com o último mapeamento oficial realizado em 2007, o Ceará aparece como o segundo estado no ranking com o maior número de empreendimentos econômicos solidários, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, o primeiro colocado. Os dados coletados revelam que existem atualmente cerca de três mil empreendimentos que trabalham segundo os princípios da economia solidária no estado.

É também no Ceará que estão sediados o Banco e o Instituto Palmas, referência em todo o país, na questão de crédito e financiamento para empreendimentos solidários. Até janeiro deste ano, existiam em todo o Ceará, 28 bancos comunitários, cada um com sua própria moeda social. Já a Rede Brasileira de Bancos Comunitários contabiliza mais de 30 afiliados instalados em diversos estados do país. Esses bancos fortalecem e desenvolvem a economia de comunidades carentes, regiões periféricas e rurais.

Fonte: Adital