Frente parlamentar quer discutir papel dos conselhos tutelares

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Câmara de Fortaleza defendeu nesta segunda-feira (19/04), que os Conselhos Tutelares sejam tratados de modo mais amplo. “Não só na questão da infraestrutura, mas como um todo o papel dos conselhos”, afirmou. A vereadora sustentou a ampliação dos conselhos da Capital.

Segundo Eliana, a Secretária Municipal dos Direitos Humanos, Glória Diógenes, convidou os vereadores da Frente para uma reunião na manhã desta terça-feira (20/04), na sede do órgão, com o objetivo de discutir os Conselhos Tutelares. Além dos vereadores e dos conselheiros, deverão estar presentes um representante da Coordenadoria Especial dos Movimentos Sociais e Cícero Cavalcante, da Coordenação das Secretarias Executivas Regionais.

A vereadora levanta a necessidade de qualificação e de requalificação dos Conselhos Tutelares, uma vez que eles desempenham um papel que considera fundamental. Os conselhos necessitam da infraestrutura para o atendimento às comunidades. “A população necessita demais desse espaço”, frisou. Eliana também quer discutir o processo de eleição dos conselhos para que a população possa discutir a missão dos conselhos.

Eliana Gomes disse que muitas vezes as pessoas vão votar na escolha dos seus conselheiros como se fossem “tangidos”, sem o menor esclarecimento sobre o papel dos conselhos. “É importante que o município tome para si o processo eleitoral e faça uma divulgação maior sobre o papel dos Conselhos Tutelares e quais são os deveres e as obrigações de cada um dos conselheiros”, observou.

Fonte: Câmara de Fortaleza