Jornalistas são barrados no jornal O Povo

Após uma maratona de visitas a redações e assessorias, a presidente do Sindjorce, Déborah Lima, acompanhada dos jornalistas Salomão de Castro, assessor de imprensa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e Samira de Castro, repórter de Economia do Diário do Nordeste, ambos delegados eleitos para representar os profissionais do Ceará no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, foram impedidos pela chefia do jornal O Povo de ter acesso à redação na última quinta-feira (15/05).

O grupo havia agendado uma visita à empresa para distribuir os informes do VIII Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado de 9 a 11 de abril, em Fortaleza.

Outros dois diretores do Sindjorce – Mirton Peixoto e Francisco Ferreira Gatto, funcionários do O Povo – esperavam os colegas para que, juntos, percorressem a redação, distribuindo o material e fazendo uma fala sobre o congresso. Para surpresa dos dirigentes, uma funcionária disse que Déborah, Salomão e Samira não poderiam subir até a redação, pois a visita estava marcada para às 17 horas e já passavam das 18 horas. E que, naquele horário, a presença deles prejudicaria o fechamento do jornal. Restou a presidente e aos dois delegados conversarem no pátio da empresa com os colegas, enquanto Mirton e Gatto distribuíam os informes na Redação.

Esta não é a primeira vez que dirigentes dos jornalistas são barrados no jornal O Povo. A má vontade da chefia é antiga e se acirrou com a greve de 2009. Na última visita que fizeram a Redação, no dia 7 de abril, os sindicalistas também foram barrados, mas a direção da empresa acabou liberando a entrada do grupo, pois seria injustificável impedir o acesso dos diretores do Sindjorce no Dia do Jornalista.

Cabe a reflexão: qual o sentido de barrar a presidente do Sindicato e dois delegados eleitos para o Congresso Nacional da categoria que estavam apenas indo distribuir o informativo sobre o Congresso Estadual dos Jornalistas? Com a palavra, a chefia da Redação do jornal O Povo.

Fonte: Sindjorce