Campanha vacina idosos contra gripe comum e também Influenza A

A campanha de vacinação do idoso contra gripe deste ano, que será lançada nesta sexta-feira, 23, tem uma proteção a mais. Além de deixar as pessoas com mais de 60 anos livres da gripe comum, também oferecerá a vacina contra a Influenza A (H1N1) a idosos com doenças crônicas. O lançamento da campanha será feito pela Secretaria da Saúde do Estado em conjunto com a Secretaria da Saúde de Fortaleza, às 9 horas, no Centro de Referência do Idoso, 100, bairro Serrinha.

Com o objetivo de reduzir na população a partir de 60 anos os riscos de adoecer e de internações devido a gripe, a campanha de vacinação tem duas metas. Contra a gripe comum, a meta é vacinar 695 mil e 555 idosos em todo o Estado (abaixo veja série histórica de cobertura vacinal no Ceará). Já na proteção ao vírus H1N1, que transmite a Influenza A, a meta é vacinar 161 mil e 272 pessoas com 60 anos ou mais de idade. Os idosos têm duas semanas para receber a vacina. Isso porque a vacinação começa no próximo sábado, dia 24 de abril, e vai até o dia 7 de maio.

Para facilitar o acesso às vacinas, haverá 1.690 postos fixos, além de 7.300 volantes espalhados nos 184 municípios cearenses. Os que estão acamados receberão vacinadores em domicílio. Cerca de 27 mil pessoas estarão envolvidas nos trabalhos da campanha de vacinação.

Balanço da cobertura vacinal no Ceará

Fonte: Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado