Eliana Gomes anuncia compromisso de Dilma com Habitação

Presidente da Comissão Especial Minha Casa Minha Vida, da Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) ressaltou, nesta quinta-feira (15/04), na sessão da Casa, que a ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência da República, assume o compromisso do Governo Lula com relação à política habitacional.

Além de Dilma, a prefeita Luizianne Lins e o senador Inácio Arruda (PCdoB) receberam cópias do relatório da Comissão.

Fortaleza, a 5ª maior cidade do país, com dois milhões e 600 mil habitantes, tem um déficit habitacional de 77.615 unidades, em mais de 120 bairros, e 102 áreas de risco. O programa Minha Casa Minha Vida ganha importância, segundo a vereadora, porque gera impactos positivos na cena urbana local e na Região Metropolitana. A Caixa Econômica Federal, agências da Capital, tem 44 projetos. Para atender pessoas de 0 a 3 salários mínimos, porém, não há projetos a serem financiados com o programa.

O Governo Federal, lembrou Eliana Gomes, destacou para o Ceará a construção de 51 mil imóveis no Minha Casa Minha Vida. Em Fortaleza, o desafio é construir 13.884 unidades habitacionais na faixa de 0 a 10 salários mínimos. “O desafio inicial é de construir 7.774 unidades para as famílias da faixa de renda de 0 a 3 salários mínimos, atingindo diretamente cerca de 35 mil pessoas”, afirmou. Ela disse que as dificuldades são de aquisição de terrenos e projetos de saneamento básico nessas áreas.

As entidades envolvidas com o Minha Casa Minha Vida, públicas e privadas, informou Eliana, voltarão a se reunir no próximo dia 26, segunda-feira, para continuar discussão sobre o programa em Fortaleza.

Fonte: Câmara de Fortaleza