DRE de Porto Nacional divulga o DVD da I mostra cultural afro

Para divulgar o resultado do Projeto de Cultural Afro realizada em Porto Nacional, o Gruconto – Grupo de Consciência Negra do Tocantins, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino realizou o lançamento do DVD da I Mostra Cultural Afro, nesta quarta–feira, 14, no auditório da DRE.

Participaram desse encontro diretores de escolas, representantes de religiões afros descendente, alunos, coordenadores e assessores de história da DRE, membros do Gruconto e diretora de ensino Joana dos Reis Neres Gomes.
Durante o evento, os participantes conheceram o resultado do Projeto Cultural Afro, desenvolvidos em 2009. A produção foi feita em DVD e cada escola recebeu um. Além disso, os participantes foram sensibilizados para aplicabilidade da Lei nº 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira”.

Na oportunidade, representantes de instituições e entidades religiosas falaram da importância do conhecimento da História e cultura afro-brasileira no âmbito escolar. Segundo o coordenador de História da Secretaria da Educação e Cultura, Maximiliano Bezerra, é necessário que aconteça a democratização de saberes, pois diversas religiões fazem parte do nosso cotidiano. A diversidade e pluralidade permeiam o ambiente escolar, a nossa história precisa ser conhecida para vencer os preconceitos.

Para Eunete Guimarães Tavares, assessora de currículo de Ensino Religioso da DRE “as manifestações religiosas são objeto de estudo da disciplina de Ensino Religioso, é preciso conhecer para respeitá-las. Para ela, a formação integral abrange corpo, espírito e alma, se a escola não trabalhar estas três dimensões não trabalha o ser humano integral”.

Muitas dificuldades ainda são encontradas no ambiente escolar ao trabalhar essa temática. Segundo a diretora Gladis Helena Homrich, as primeiras dificuldades acontecem logo no ato da matrícula, o aluno ao preencher a ficha de matrícula com dados referente a sua cor, dificilmente diz que é negro, assim como a sua crença religiosa, se no caso for afro descendente. Há muito preconceito por parte daqueles que estão envolvidos no processo educativo.

O PROJETO
O projeto foi realizado pelo Gruconto, em parceria com a DRE, financiado com recursos da Fundação Cultural. Durante a execução várias ações foram desenvolvidas com alunos dentre elas, oficinas de arte na ótica da Lei 10.639, mostra cultural afro. Além disso, seminário sobre Cultura e Religiões de Matriz Africana, encontro de comunidades de terreiros e festa dos orixás.
Fonte: Seduc