Dilma Rouseff é cidadã de Fortaleza

“Memorável mulher”. A frase marcou a entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela Câmara Municipal de Fortaleza, nesta segunda-feira, 12.

Título Cidadã de Fortaleza Dilma

A homenagem, proposta pelo vereador Acrísio Sena (PT), evidenciou o trabalho que Dilma realizou junto ao Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual se destaca o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ao ser consagrada cidadã fortalezense, Dilma Roussef cumprimentou a sua nova terra natal, enfatizando que “a data não poderia ser mais auspiciosa”, pois Fortaleza completa amanhã, 13, 284 anos de vida. Ela relacionou a comenda ao Governo Lula, ressaltando a construção de uma parceria republicana no Ceará. “Nós vemos o Nordeste ajudando o Brasil a crescer. Nós podemos dizer que fizemos um Governo para todos", apontou.

Dilma falou da influência da literatura cearense na construção de sua visão de Brasil. Ela relacionou os livros Iracema, de José de Alencar, e “O Quinze”, de Raquel de Queiroz, no qual descobriu os dramas do nordestino, como “a dura realidade da seca”. “Fico honrada de receber aqui essa premiação, pois assim conheci o Ceará”, agradeceu.

Durante a solenidade o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), junto com a Mesa Diretora, entregaram a Dilma um relatório das atividades da Sala do Empreendedor na Casa. Para Salmito o momento representa o reconhecimento da luta da ex-ministra, Dilma, por um país mais justo, libertário e democrata.

Acrísio saudou a homenageada relembrando as mulheres cearenses que enfrentaram a sociedade e fizeram a diferença, dentre elas, Raquel de Queiroz, Jana Barroso, Jovita Feitosa e a prefeita Luizianne Lins. “Fortaleza é uma cidade de guerreiras” frisou. Para o parlamentar, Dilma se encaixa nesse quadro de “guerreiras”, pois olhou para Fortaleza trazendo o desenvolvimento por meio do PAC. “Sabemos que o título é a expressão do nosso agradecimento”, pontuou.

A ex-ministra da Casa Civil foi prestigiada pelos vereadores Adail Junior (PRP), Alípio Rodrigues (PTN), Carlos Mesquita (PMDB), Eliana Gomes (PCdoB), Eliane Novais (PSB), Gelson Ferraz (PRB), Irmão Léo (PRP), João Batista (PRTB), Joaquim Rocha (PV), José do Carmo (PSL), Leonelzinho Alencar (PTdoB), Magaly Marques (PMDB), Mairton Félix (DEM), Marcus Teixeira (PMDB), Mário Hélio (PMN), Paulo Facó (PTdoB), Paulo Gomes (PMDB), Roberto Mesquita (PV), Ronivaldo Maia (PT), Valdeck Vasconcelos (PTB), Vitor Valim (PHS) e Walter Cavalcante (PHS).

A solenidade também contou com a presença dos deputados estaduais Nelson Martins (PT), Francisco Caminha (PHS), Carlomano Marques (PMDB), Artur Bruno (PT) e Lula Morais (PCdoB), do ex-ministro da Previdência Social e deputado federal José Pimentel, dos também deputados federais José Airton Cirilo (PT), José Guimarães (PT), Eudes Xavier (PT), Gorete Pereira (PR), Chico Lopes (PCdoB), do senador Inácio Arruda (PCdoB), do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargador José Parente e do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, além de autoridades, da sociedade civil organizada e populares.

Fonte: Câmara de Fortaleza