Juventude ganha programação especial no aniversário de Fortaleza

A juventude de Fortaleza ganha, no Aniversário da Cidade, uma programação especial com a tônica do debate sobre um dos principais problemas sociais que afligem os jovens atualmente: o consumo de drogas.

A discussão será estimulada a partir da exibição do documentário “Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada”, produzido pela ONG Central Única das Favelas do Ceará (Cufa). O vídeo, dirigido e roteirizado por Preto Zezé e Edmar Jr., aborda a problemática da disseminação do consumo do crack entre os jovens de Fortaleza e as suas consequências sociais. A exibição será às 15h, no Cuca Che Guevara (Barra do Ceará).

“Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada” mergulha no circuito que envolve, ao mesmo tempo, os lados mais “underground” e mais “socialite” da Cidade, delineando uma cartografia das zonas atingidas pela droga e mostrando a estrutura do mercado que a envolve, as pessoas que dele participam, seu funcionamento, organização (ou desorganização), e seus códigos e leis internas, buscando desmistificar o discurso repressor-estatal, possibilitando, dessa forma, uma análise mais aproximada da realidade que envolve esse complexo problema.

De acordo com um dos diretores do vídeo, Preto Zezé, “Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada” trata de ir além da postura "denuncista", "panfletária" ou mesmo a de "buscar culpados" entre as autoridades. “O desafio – assim como no documentário Falcão – Meninos do Tráfico, dos cariocas MV Bill e Celso Athayde, por meio do qual todo o Brasil conheceu uma outra face da violência – é trazer à tona todas as contradições, dilemas e dificuldades envolvidos para entender e intervir em uma das maiores pragas que já recaiu sobre a juventude fortalezense e do Brasil, além de refletir sobre o impacto no aumento do número de crimes relacionados ao consumo dessa droga – situação que infelizmente se apresenta também em centros urbanos de todo o País”, afirma.

Após a exibição do documentário, os diretores participam de uma roda de conversa com os jovens sobre a concepção do documentário e sobre o problema das drogas e da violência. Em seguida, encerrando a programação, show com o rapper carioca MV Bill, um dos fundadores da Cufa no Brasil. A entidade, através do conceito do movimento Hip Hop, busca elevar a auto-estima nas comunidades, por meio de projetos sociais e culturais. MV Bill é atualmente é o responsável pela base da Cufa Cidade de Deus (RJ).

MV Bill traz para o Cuca o show “O Bonde Não Para”, em que apresenta os principais sucessos de sua carreira. MV Bill já recebeu diversos prêmios em função de seu trabalho musical e sua militância no movimento Hip Hop: em 2001, melhor videoclipe, Video Music Brasil, MTV – categoria rap – com Soldado do Morro; Unicef, destaque de 2004, por seu trabalho na área de desenvolvimento social junto à Juventude; Orilaxé, por contribuir para o crescimento do grupo AfroReggae, assim como para o desenvolvimento sócio-cultural da cidade do Rio, são alguns deles. O rapper, que também escreve livros, já foi premiado pela Unesco como uma das 10 pessoas mais militantes do mundo, nos últimos 10 anos. Além disso, foi premiado em diversos países pelo documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”.

Programação – Dia 13 de abril

15h – Lançamento do documentário Selva de Pedra – Fortaleza Noiada
16h – Roda de conversa dos autores do documentário com os jovens
18h – Show “O Bonde Não Para”, de MV Bill (RJ).

Serviço

Local: Cuca Che Guevara – Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará (antigo Clube de Regatas)

Mais programação

Os jovens que frequentam as praças Portugal e North Shopping terão uma atividade especial dentro da programação do Aniversário de Fortaleza. Será apresentado o vídeo “Geração Emocore”, documentário produzido por Samuel Freire Brandão através da Associação Cearense do Rock (ACR) em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Além disso, o público vai contar com o show da Banda X – Vértice. Com integrantes do bairro Conjunto Ceará, o grupo segue o estilo emocore.

A proposta do evento é realizar um diálogo com a juventude, reforçando a apropriação dos espaços públicos por parte da população e trabalhando a relação das pessoas com a cidade a partir dos direitos humanos. A realização é da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), com parceria da Secultfor, Coordenadoria de Juventude, Secretaria Executiva Regional II e ACR.

DIA 17
Praça Portugal (Entre as avenidas Desembargador Moreira e Dom Luiz, na Aldeota)
Das 19h às 22h

DIA 18
Praça North Shopping (Rua Braz de Francesco, ao lado do North Shopping, na Av. Bezerra de Menezes, 2450 – Presidente Kennedy)
Das 19h às 22h

Fonte: Prefeitura de Fortaleza