Inácio Arruda doa livros para bibliotecas municipais

O senador Inácio Arruda doou 200 exemplares do livro "Patativa do Assaré – Poeta Universal" à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará para serem distribuídos entre as mais de 180 bibliotecas públicas de vários municípios cearenses.

Lançamento livro Inácio Arruda

O ato aconteceu durante a solenidade de lançamento do livro, realizada na noite do último sábado (10.04), na IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, no Centro de Convenções de Fortaleza. Ao receber a doação, o secretário de Cultura, Auto Filho, destacou a atuação do senador Inácio Arruda em favor da cultura cearense, “um dos poucos parlamentares preocupado em viabilizar recursos para o setor”.

A solenidade de lançamento do livro “Patativa do Assaré – Um poeta universal”, uma coletânea de artigos de vários escritores cearenses sobre a obra do poeta, organizado pelo senador Inácio Arruda, foi prestigiada pelos familiares de Patativa, entre eles seu filho, Geraldo Gonçalves, que declamou alguns versos do poeta, por intelectuais e políticos. Na ocasião, Inácio disse que os cearenses precisam aprender a valorizar a sua cultura, seus escritores, seus artistas, ressaltando que Patativa é um exemplo disso, por que foi o poeta cearense que mais cantou a realidade nordestina, a vida sofrida do seu povo.

Os artigos do livro “Patativa do Assaré – Poeta Universal” foram escritos por Assis Ângelo, Cândido B. C. Neto, Gilmar de Carvalho, Inácio Arruda (organizador), Joan Edesson, Oswald Barroso, Plácido Cidade Nuvens, Rosemberg Cariry, Sylvie Debs e Tadeu Feitosa. As ilustrações são de Arievaldo Viana e Jô Oliveira.

A poesia de patativa, conforme escreveu Inácio, “possui o cheiro da terra molhada, o som do aboio do vaqueiro e é livre como aves de arribação, que voam pelo mundo afora, mas retornam sempre para o sertão, onde está a sua morada e sua inspiração para voar sempre mais”.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda