284 anos de Fortaleza: Moradores pedem Parque Rachel de Queiroz

A manifestação acontece nesta quinta-feira, dia 15 de abril, a partir das 8 horas da manhã, na área verde do bairro Presidente Kennedy.

Parque Rachel de Queiroz

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril, os moradores do Presidente Kennedy e região comemoram o aniversário de Fortaleza com um grande abraço a área verde do bairro, localizada na avenida Parcifal Barroso, próximo a av. Bezerra de Menezes e pedem a implantação imediata do Parque Rachel de Queiroz. Durante o evento, a secretária da Regional 3, Olinda Marques, apresentará o projeto de intervenção do trecho 6 do projeto e anuncia o início da criação do parque.

Estudantes, educadores, representantes de entidades populares e ambientalistas se juntarão com o objetivo de defender a criação do 1º parque da região oeste da cidade, um projeto que prevê a recuperação ambiental e criação de equipamentos culturais e esportivos no percurso dos riachos Alagadiço e Cachoeirinhas, compreendendo cerca de 12 km de extensão, do açude João Lopes (Monte Castelo) passando por vários bairros e terminando no rio Maranguapinho (Parque Genibaú). A criação do parque irá contribuir para que a nossa cidade, que completa 284 anos hoje, tenha seu índice de área verde aumentado, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz que deve ser 12m² por habitante. Atualmente, segundo o Inventário Ambiental de Fortaleza, são somente 3,4 m².

O projeto já foi elaborada e pago e pela Prefeitura há quase uma década mas circula nas gavetas da burocracia municipal e depende da vontade política dos dirigentes atuais. Enquanto isso, as últimas áreas verdes, lagoas e riachos da região sofrem ocupações, canalizações e são alvo da especulação imobiliária que querem estas áreas para construir condomínios e lojas comerciais.

A homenagem feita a Rachel de Queiroz reveste-se de maior significado no ano do centenário da escritora cearense que viveu com sua família no sítio Pici, no bairro Henrique Jorge – trecho nº 8, do projeto – a partir de 1927 e tendo escrito lá sua obra prima, “O Quinze”.

NO ANO DO CENTENÁRIO DE RACHEL DE QUEIROZ, A IMPLANTAÇÃO DO PARQUE É O MAIOR PRESENTE PARA A CIDADE!

Fonte: Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz