Câmara discute formação de mão de obra para o desenvolvimento

Como as instituições formadoras de mão de obra estão se preparando para responder às demandas apresentadas pelo mercado de trabalho nesse novo ciclo de desenvolvimento de Pernambuco? Essa e outras questões serão objetos de debate durante a audiência pública sobre o tema “Formação e Capacitação de Mão de Obra para o novo Mercado de Trabalho em Pernambuco”

luciano siqueira

A audiência será promovida no dia 26 de abril próximo pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Luciano Siqueira (PCdoB).

Para colher subsídios iniciais que vão contribuir para municiar debatedores e participantes da audiência na formulação de respostas a essas questões, o parlamentar e seus assessores Janaina Granja e Custódio Amorim se encontraram nessas terça e quarta feiras (06/07) com representantes do Senai-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senac-Serviço Nacional do Comércio e CTC-Centro de Trabalho e Cultura, três das principais entidades locais que atuam na formação de mão de obra e na educação para o trabalho.

Segundo Janaina Granja, no Senai, o presidente da entidade, Antônio Carlos Maranhão, apresentou os principais ações da entidade hoje voltadas para a promoção de cursos de qualificação profissional que visam atender às demandas do complexo industrial que está se instalando em Suape dentro do novo ciclo de desenvolvimento de Pernambuco.

Ainda de acordo com Janaina Granja, em sua explanação sobre a entidade que dirige, o presidente do Senac, Josias Albuquerque, destacou a dificuldade de encontrar profissionais locais qualificados para ocupar as vagas surgidas nesse novo contexto, lembrando que muitos profissionais demandados pelos novos empreendimentos estão sendo recrutados fora do Estado.

Para Neillan Spinelli, do CTC, a entidade enfrenta dificuldades para adequar sua grade de cursos às novas exigências do mercado de trabalho local, principalmente por falta de recursos financeiros, já que depende de doações para custear suas atividades. Os representantes das três entidades visitadas aceitaram o convite para participar da audiência pública.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira