PMA se mobiliza para combater efeitos da chuva

Com a previsão de fortes chuvas para este fim de semana, toda a administração municipal está mobilizada para prevenir transtornos e atender as demandas da população. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju vai trabalhar ao longo do fim de semana em regime de plantão com equipes preparadas para agir em situações emergenciais.

Neste sábado e domingo, equipes de drenagem e tapa-buraco vão realizar serviços de manutenção nas vias com histórico de alagamentos. Já no período da noite, as equipes estarão em plantão permanente. O presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, lembra que a Emurb é um dos órgãos que compõem o Plano de Contingência para Períodos Chuvosos e o Sistema Municipal de Defesa Civil. Também participam do grupo a Emsurb, Corpo de Bombeiros, Samu Aracaju e Vigilância Sanitária.

De acordo com Paulo Costa, as ações da Emurb se vinculam às demais atividades que a Prefeitura de Aracaju vai realizar durante o final de semana. "Todas as secretarias estão colaborando. É um trabalho em conjunto. O nosso desejo evidentemente é que nada de grave ocorra, mas se ocorrer estaremos com as equipes prontas para agir imediatamente", ressalta o engenheiro.

O presidente da Emurb afirma ainda que dificilmente a capital sergipana passará por quadros graves como os que estão sendo verificados no sul do país. Segundo ele, Aracaju é pioneira nas ações de prevenção a sinistros. "Temos investidos nos últimos anos em setores importantes que alteraram a configuração espacial da cidade. Obras de infraestrutura com muros de contenção e de habitação de interesse social, além de serviços como o Programa de Prevenção de Alagamentos, são ações que ajudam a evitar a ocorrência de acidentes", destaca Paulo Costa.

Habitação

No setor de habitação, a Prefeitura de Aracaju está investindo cerca de R$ 40 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. As unidades habitacionais são destinadas à população que vive em situação de risco, em áreas como encostas, morros ou com assentamento precário. Este ano o município já entregou 552 moradias às famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Em parceria com o Governo Federal, ainda estão sendo construídas 1.404 casas e 256 apartamentos, totalizando 1.660 novas moradias.

Programa de Prevenção de Alagamentos

Desde novembro do ano passado, diariamente a Emurb executa o Programa de Prevenção de Alagamentos, que consiste em serviços de manutenção na rede de drenagem, com a limpeza e desobstrução dos tubos, grelhas e canais da cidade. Durante o final de semana, as equipes do programa irão trabalhar em estado de alerta permanente para garantir a segurança do tráfego de veículos nas principais vias da capital.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, a Prefeitura de Aracaju realizou nos dois últimos anos obras em várias localidades da capital, como na comunidade da Getimana, localizada no bairro Cidade Nova, onde ruas foram pavimentadas e drenadas. Outro destaque é a obra de macrodrenagem dos conjuntos Paulo Barreto e Amintas Garcez, no bairro Pereira Lobo, que reduziu os focos de alagamentos no local.