Unitins e UFT firmam parcerias

Uma série de parcerias foi acordada na manhã desta terça-feira, entre Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e UFT – Universidade Federal do Tocantins.

m uma reunião realizada no gabinete da reitoria da UFT, o reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves e o reitor da UFT, Alan Barbiero falaram de novos projetos e de uma maior aproximação entre as duas Universidades.
“O que nós queremos aqui é abrir as portas da Universidade. Queremos essa troca de experiências, esse intercâmbio entre professores e alunos”, declarou o reitor da Unitins. Ficou definido que será criado um Grupo de Trabalhos, com pesquisadores de ambas as Universidades. O grupo fará estudos sobre as demandas e potencialidades regionais, principalmente no que diz respeito ao lançamento de novos cursos de graduação.

Outra parceria discutida envolve o Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFT. A Unitins estuda viabilidade técnica de auxiliar a UFT, nas aulas práticas dos futuros jornalistas. Além disso, projetos como a RedeComep – Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa e outras cooperações interinstitucionais também foram discutidos.

“Nós nos sentimos com uma dívida histórica com relação à Unitins. Principalmente porque herdamos um patrimônio da Unitins e nascemos dela. Quero ressaltar que a Unitins pode contar conosco para o que precisar”, afirmou Barbiero, que atualmente preside a Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Quanto à inserção da Unitins no Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil, a UFT também se colocou à disposição para ajudar no aporte técnico necessário ao processo de implantação.
Fonte: Unitins