SJPAM comemora reajuste salarial no Dia dos Jornalistas

Na comemoração do Dia dos Jornalistas, celebrado ontem (7), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM) refletiu sobre o caráter do movimento sindical, endossaram sua participação na luta travada nacionalmente pela obrigatoriedade do diploma de nível superior para o exercício da profissão e comemoram reajuste salarial. Confira abaixo, o texto literário-informativo publicado no site da entidade.

No meio sindical é costume ser usada por companheiros (as) a frase de que “a luta é o caminho para obtenção das conquistas” no campo dos interesses antagônicos entre o capital e o trabalho. A luta sindical sustenta-se em dois principais pilares: a defesa e o pleito de propostas que visem a melhoria das condições de trabalho e salário de sindicalizados e não-sindicalizados.

Neste 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM) reafirma o caminho das lutas como a principal ferramenta para obtenção de novas conquistas aos profissionais que produzem e fazem o jornalismo de qualidade e comprometido com os interesses da população em nosso Estado.

Informamos que, em reunião ocorrida dia 27 passado, em Brasília, os jornalistas do país, decidiram intensificar a luta em defesa do diploma e sindicalizar apenas jornalistas profissionais. O SJP/AM levou sua posição definida em assembléia, fortalecendo a decisão dos sindicatos que foram conseqüentes com a luta em defesa do diploma para o exercício e dignidade da profissão.

E, como resultado da prática do sindicalismo sério e voltado aos interesses coletivos, o sindicato no Amazonas obteve mais uma conquista importante: o fechamento, após cinco meses de negociação, da CONVENÇÃO COLETIVA DO TRABALHO (CCT) 2010, com vigência a partir de 1º de janeiro.

Além da manutenção de conquistas sociais e de assistência aos profissionais oriundas de CCTS anteriores, os salários serão reajustados com a aplicação do percentual de 6,5% (seis e meio por cento) a título de reposição e aumento real, uma média acima da obtida pela maioria das entidades sindicais no Brasil.

7 DE ABRIL DE 2010
PARABÉNS JORNALISTAS !

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM