Iguatu recebe nesta sexta 1ª edição do Fórum de Educação 2010

Após promover no ano passado, em todas as regiões do Ceará, debates sobre qualidade de ensino, o Fórum de Educação do Ceará está de volta. A primeira edição do Fórum em 2010 acontece esta sexta-feira, 9/4, no município de Iguatu. O tema dos debates este ano é “O desafio da educação na contemporaneidade: o papel dos professores, dos gestores e das famílias no processo de ensino”.

Fórum de Educação 2010

O objetivo da nova série de reuniões do Fórum é debater com os profissionais da educação e demais interessados na área aspectos relacionados à educação na contemporaneidade e as relações entre os diferentes protagonistas deste processo (professores, gestores e famílias).

“Queremos debater o papel de cada um na busca pela educação de qualidade e buscar soluções para os problemas do cenário da educação de hoje”, afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), cujo mandato promove o Fórum. “É também uma forma de intensificar o diálogo entre a sociedade civil, os gestores públicos e os parlamentares, para buscar políticas públicas de enfrentamento aos desafios da educação”, acrescenta Chico Lopes.

Debates: realidades locais

Em cada cidade que receberá uma reunião do Fórum, será promovida uma mesa-redonda, com quatro horas de duração, reunindo professores, gestores e representantes de pais de alunos, membros dos conselhos escolares.

Além de Iguatu, dois outros municípios, ainda em processo de definição, receberão edições do Fórum 2010, que terá encerramento em junho, com um grande debate-síntese a ser realizado em Fortaleza.

“Através das reuniões do Fórum de Educação, levamos a discussão sobre esse tema às diversas regiões do Estado. Ao final, teremos uma amostra do que pensam os professores, gestores e pais de alunos sobre o que se deve fazer para favorecer a aprendizagem”, explica a coordenadora do Fórum, professora Samia Helena de Souza.

Local e programação

A reunião do Fórum de Educação em Iguatu acontece na Escola de Música Humberto Teixeira (R. José Montenegro, S/N, Prado) esta sexta-feira, 9/4, a partir das 7h30, com inscrições e café-da-manhã. Os debates têm início às 9h e seguem até 12h, com coordenação do professor Trancredo Lobo, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE