Conferência Municipal de Esporte: PCdoB convoca militância

Na noite desta quarta-feira (07), a edição da Quarta Vermelha, realizada pelo Comitê Municipal de Fortaleza promoveu a discussão sobre a III Conferência Nacional de Esporte e a I Conferência Municipal que acontece nos dias 09 e 10 de abril no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará.

Quartas Vermelhas

Os assessores da Secretária de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Rudiney Souza e Roberto Ito apresentaram os pontos centrais do debate e também esclareceram dúvidas dos participantes.

As discussões da Conferência terão como subsídio um documento que abordará questões estratégicas para segmento e que poderá ser apreciado e modificado pelos participantes, tendo como finalidade contribuir para o Plano Decenal do Esporte. O plano inclui linhas prioritárias sobre as políticas públicas e aborda metas para fortalecer a participação e controle social, como a criação dos conselhos municipais e estaduais. Para Roberto Ito, a I Conferência do Esporte de Fortaleza é “o maior evento e necessita do envolvimento popular para gerar resultados positivos para o Plano Decenal”.

Os objetivos centrais das últimas Conferências seguem uma ordem estruturante, em 2004 o foco do debate se deu em torno da democratização da política de esporte, já em 2006 consolidar o esporte e o lazer como direitos da sociedade. Roberto Ito fez um pequeno histórico sobre os resultados das últimas Conferências citando a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte como uma vitória da sociedade civil organizada, conquista nos processos de Conferência, e também abordou questões políticas e econômicas que decorrem nesse processo e que precisam de inserção popular para definir os eixos principais.

Debates preparatórios

Para fortalecer o processo de mobilização, a Secel promoveu de acordo com pré-conferências livres que aconteceram na UNIFOR, FIC, UECE, UFC e também no CUCA Che Guevara, permitindo uma maior interação sobre as políticas públicas e contribuição para a etapa municipal. De acordo com Rudiney Souza, “as etapas preparatórias serviram para mobilizar e também para visualizar o que os fortalezenses propõem para melhorias na política de esporte,” afirmou.

O PCdoB convoca militância

A Quarta Vermelha teve propósito de envolver a militância no debate e chamar a atenção para a importância do debate. Ana Lúcia Viana, secretaria de organização do Comitê Municipal de Fortaleza, definiu a Conferência como tarefa prioritária para os comunistas, destacando a importância da quebra de paradigmas. “Essa discussão é para a sociedade. Esporte não diz respeito somente aos atletas. Nós, comunistas, estamos inseridos nesse debate que é político”, enfatizou.

De Fortaleza,
Ivina Carla (Acadêmica de Jornalismo)