Venezuela celebra bicentenário da independência e cúpula da Alba

A Venezuela celebrará o bicentenário de sua independência entre festejos populares e os esforços para revitalizar avenidas, praças e outros cenários, testemunhas de uma história que se constrói também a partir do cotidiano. A capital do país veste de festa parques e edificações para a comemoração, que terá seu momento principal no próximo dia 19 de abril.

Caracas retoca seu rosto com a reabilitação de espaços públicos de alta significação a fim de esperar, em traje de gala, essa data, um dos marcos do passado, precursor do espírito emancipador no continente.

Os principais ministérios, junto aos moradores, se encarregarão de embelezar ruas, estabelecimentos comerciais e outros espaços, parte de um processo de recuperação que será concluído em julho de 2011.

O programa de resgate inclui, também, a reconstrução de imóveis e a edificação de novos locais, como parte da rememoração dos 200 anos das lutas de libertação na nação sul-americana. Outra das iniciativas de relevância para festejar o aniversário é a inauguração de um monumento na praça do Venezuelano, na capital, informou o ministro de cultura, Francisco Sesto.

A obra de 48 metros de altura foi concebida seguindo a tradição artística de Carlos Raúl Villanueva, máximo exponente do movimento arquitetônico nacional. Sesto explicou que as cores vermelho e preto distinguirão o conjunto metálico, que terá um sistema de iluminação noturno.

A celebração não é exclusiva da capital, diferentes lugares da Venezuela se embelezarão em homenagem à constituição do primeiro governo autônomo de abril de 1810. Dois séculos depois, o acontecimento será recordado com uma grande festividade popular, expressou o ministro.

A Alba e a independência plena

Em meio às festas, começará a IX Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA). O vice-presidente do Executivo do bloco, Elías Jaua, enfatizou que o encontro do dia 19 de abril ratificará o compromisso dos países da região com a luta por atingir a independência plena.

Jaua confirmou a chegada a Caracas nos próximos dias de representantes de todos os estados membros desse bloco integracionista, conformado por Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba, Dominica, San Vicente e as Granadinas e Antigua e Barbuda.

Com Prensa Latina