João Ananias destaca ações do Estado em favor da saúde pública

De volta ao mandato de deputado estadual, o ex-secretário de Saúde do Ceará João Ananias (PCdoB) subiu à tribuna do plenário, na sessão desta terça-feira (06/04), para destacar os investimentos do Governo na saúde. Conforme o parlamentar, só na construção dos hospitais do Cariri e da região Norte estão sendo aplicados R$ 300 milhões. “Essa ação impactará não só na Capital, como na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)”, disse.

O parlamentar salientou que a saúde pública no Estado sofre muito com a ausência de investimentos dos governos anteriores. “O que se faz hoje no Ceará é exatamente corrigir um defeito. Essa correção não se faz de outra forma”, explicou ele, ressaltando que Cid Gomes está melhorando a saúde pública de maneira gradativa.

Entre as ações do Estado, o deputado falou, ainda, das 21 policlínicas e dos 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) instalados no Interior. Ele ressaltou que o governador autorizou a construção de mais um hospital de urgência e emergência no Ceará. Desta vez, na RMF, nas imediações do Anel Viário, que vem para garantir assistência e emergência à população daquela localidade.

O ex-secretário pontuou que ações como essas vão “desafogar” os principais hospitais do Estado, que ficam em Fortaleza. E destacou que é pelo fato do Sistema Único de Saúde (SUS) “ter crises localizadas”, que, Cid Gomes resolveu investir maciçamente na saúde, com ampliação de outros hospitais e compra de equipamentos.

João Ananias disse também que o Ceará é o único Estado do País que hoje faz um investimento desse nível. “É o perfil dessas clínicas e CEOs que vem pra suprir uma deficiência da saúde. Quero destacar o papel do governador”, disse.

“Saúde não se resolve com um estalar de dedos, com voluntarismo, com vontade pessoal. Se resolve com investimento, planejamento de ações, firmeza de decisões. Se resolve também quando a gente busca unidade dos estados, com o município e união”, afirmou.

Por fim, o parlamentar falou do seu retorno ao Poder Legislativo. ”Minha satisfação de retornar é um misto de satisfação e agradecimento. Agradecimento ao governador, que me contemplou com uma manifestação de confiança ao me nomear secretário de Saúde. Cid me entregou uma pasta das mais complexas, mais difíceis. E busquei cuidar disso com muito zelo”, afirmou ele, dizendo que ainda há muito o que fazer na saúde no Ceará: “não tem sentimento de dever cumprido, a tarefa é árdua.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL