Amazonas lança página na internet com tecnologia Web 2.0

Atento ao progresso das redes de computadores, Alcides Amazonas reuniu na noite dessa segunda (5/4), no restaurante Villa Tavola, situado na região central da cidade, um grupo heterogêneo, formado por representantes de diferentes segmentos sociais, para apresentar a sua mais nova criação: uma página eletrônica que, devido à utilização de novas tecnologias, promete maior interação com os internautas.

A ferramenta baseada no conceito da Web 2.0, disseminado a partir de 2004, oferece aos usuários diversos serviços on-line, todos interligados. Segundo um dos coordenadores do projeto, Oswaldo Napoleão, a diferença entre a “geração um da web” e a atual fase é o surgimento do "prosumer", uma interrelação entre produtores e consumidores de conteúdos. O internauta passa a ter um papel ativo na elaboração dos conteúdos, influenciando sua formatação através dos comentários on-line que pode realizar e da possibilidade de encaminhar, com um simples toque, um texto para sua rede de amigos.

Napoleão explica que a Web 1.0, exigia, por exemplo, que os comentários sobre um determinado tema fossem enviados ao seu criador por e-mail. Agora, a interatividade passa a ser realizada da própria página eletrônica, formando uma verdadeira teia comunicacional entre todos que participam da discussão. “O contato ponto a ponto foi substituído por uma rede de participação ampla, que permite a construção coletiva das idéias”, esclarece. A nova página integra ferramenta de busca, de e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança, blogs e comunidades, entre outros. “Os usuários passam a colaborar mais para a organização de conteúdo da página. Tudo em tempo real e a partir de uma sociedade em rede”, conclui o coordenador.

De acordo com Amazonas, que não descarta a conversa natural com seus amigos e apoiadores, a criação de sua página pessoal é o pano de fundo para assegurar uma troca de ideias organizada, sistematizando o debate sobre assuntos importantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da população paulista.

Presença de amigos
Devido ao prestígio adquirido nos últimos 20 anos pelo trabalho desenvolvido na CMTC (SPTrans), Sindicato dos Condutores, Câmara Municipal e Agência Nacional de Petróleo, Amazonas recepcionou no lançamento de seu novo site vários amigos, autoridades e camaradas de seu partido, o PCdoB.

Prestigiaram o evento, o vereador Jamil Murad, o presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, o vice-presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Nivaldo Santana, o presidente da Escola de Samba Vai-Vai, Edmar Thobias, a Coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM) Rozina Conceição e o ex-secretário de Esportes de Campinas, Gustavo Petta; além de vários colegas da ANP, da militância e da direção do Partido Comunista do Brasil, e de representantes dos Condutores.

Conheça um pouco da história da Web 2.0
Desde 2004, quando o termo "Web 2.0" foi usado pela primeira vez, foi se transformando de um termo de TI (Tecnologia da Informação) no núcleo de uma tendência que afeta pessoas e empresas. Desenvolvendo sistemas e fazendo negócios, a era da Web 2.0 exige que nos ajustemos à realidade da nova internet.

A Web 2.0 não trata só de tecnologia. Ela envolve idéias revolucionárias com conteúdo gerado pelo usuário e inteligência coletiva. E o que se tornou popular na Web 2.0 são sistemas que tornam fácil o compartilhamento de informações, em que o usuário é incentivado a participar, criando e compartilhando conteúdo. Blogs, Fotologs e redes sociais são alguns dos mais populares destinos da Web 2.0 nos dias de hoje.

Um dos princípios chave da Web 2.0 mostra que a internet pode servir como Sistema Operacional. Isso introduz novos benefícios para sites e usuários, permitindo o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Um deles é a arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais, prevista pela lei nº 12.034, de setembro de 2009, que foi regulamentada em março deste ano pela resolução nº 23.216 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A campanha do presidente eleito nos EUA, Barack Obama, arrecadou milhões de dólares, com doações médias de US$ 68 (R$ 108,50). Segundo um dos coordenadores da campanha de Obama, "centenas de milhares de pessoas comuns contribuíram para construir nossa campanha por mudança. Muitos doaram pela primeira vez, dando apenas o que eles podiam dar e a média de doação é de apenas US$ 68", relatou. A campanha de Obama ficou conhecida como uma “máquina de arrecadação”, contando com uma lista de mais de 1,7 milhões colaboradores.

www.alcidesamazonas.com.br

De São Paulo, Alice Cardoso