Prefeitura de Jucás inova em política pública na Saúde

Prefeito de Jucás, Helânio Facundo (PCdoB), faz investimentos para transformar a saúde pública municipal

Saúde Jucás

Começou a ser implantado neste município um projeto inédito de modernização da gestão de saúde pública. A partir de uma rede de computadores interligados e de um programa de informática, será possível controlar e acompanhar as consultas, entrega de medicamentos, solicitação de exames, controle de almoxarifado e até da frota de veículos.

O programa de gestão digital começou na Unidade Básica de Saúde Iuri Garcia de Mascarenhas de Andrade, no bairro Alto do Tó. Até o fim deste ano será concluído nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) na área urbana e rural, hospital municipal, centro de saúde, laboratório e também na central de medicamentos.

A Secretaria de Saúde do Município vive a expectativa para a melhoria do padrão de gestão na saúde pública, que na maioria dos casos é sinônimo de atraso, fila, falta de medicamento e precariedade no atendimento. "É uma ideia inovadora, que começa a ser implantada. Em breve, vamos colher os frutos de uma gestão eficiente", disse o secretário de Saúde, Waldeney Rolim. Médicos, enfermeiros, dentistas e servidores de nível médio começaram a ser treinados segundo o suporte técnico do programa digital. Distritos de Mel, Canafístula, São Pedro e Poço Grande serão atendidos e beneficiados.

Cada paciente de Jucás e de outros municípios conveniados terá de ter uma carteira própria, com o devido cadastro no banco de dados. Só será permitida uma consulta mensal. Nos casos emergenciais, não há limite de atendimento.

Fonte: Diário do Nordeste