Comenda Socorro Abreu: Noite de brilho e emoção

Por iniciativa do PCdoB de Fortaleza aconteceu na noite da última quarta-feira (31/03), no auditório da sede do Comitê Municipal do partido, mais uma edição de entrega da comenda Socorro Abreu. Em 2010 novamente oito mulheres foram homenageadas.

Homenageadas Comenda Socorro Abreu 1

 Estiveram presentes o deputado federal Chico Lopes, o deputado estadual Lula Morais, o secretário de esporte de Fortaleza Evaldo Lima, o secretário de educação de Maranguape Gilvan Paiva, além de sindicalistas, estudantes, membros do movimento comunitário e representantes das assessorias do senador Inácio Arruda, do deputado estadual João Ananias e da vereadora Eliana Gomes. 

“Eu não imaginava que fosse algo tão emocionante”, falava ao fim do evento a militante Daniele Cavalcante. E esta tem sido mesmo a grande marca das noites de entrega da comenda Socorro Abreu. Nascida em 2000, por iniciativa da secretaria de mulheres do PCdoB e tendo como homenageada a militante comunista Socorro Abreu, assassinada por seu ex-companheiro no início da década de 90, a comenda completa 10 anos e traz como grande marca a reverência à mulheres de grandes destaques e ao mesmo tempo as quase anônimas, aquelas lutadoras do bairro, da associação, da confecção, que ajudam diariamente a escrever nossa história, quebrando paradigmas, rompendo preconceitos.

Dona Luzanira, uma das homenageadas da noite é uma dessas. Integrante do Projeto Saúde, Governo e Sociedade, do Corpo de Bombeiros, foi receber sua homenagem das mãos de Lourdes Porto. Expressão de doce abismo, voz engasgada, agradeceu afirmando ainda não acreditar, da surpresa do telefonema convidando para a noite inesquecível. “Quase não sei o que dizer, agradeço demais ao PCdoB pela lembrança”.

Além de Dona Luzanira, sete outras mulheres foram homenageadas, entre elas Gema Galgani. Professora da Universidade Federal do Ceará e doutora em sociologia, Gema abriu a noite com uma palestra sobre o “Centenário do Dia Internacional da Mulher” comemorado em 2010. Em sua fala, a reafirmação do caráter de luta socialista e de classe do 8 de março em contraposição às tentativas de torná-lo apenas um dia em que as mulheres são saudadas por sua condição de mulher. Para a professora, “é através dos movimentos sociais que as conquistas acontecem, do feminismo de diferença, feito através de várias experiências e questionador. Esse destino só de espera, de casamento, de devoção ao lar não nos cabe mais. Queremos ser médicas, pilotas, sociólogas, queremos nos somar” .

Ao receber sua comenda das mãos do deputado federal Chico Lopes, Gema agradeceu e afirmou: “Entendo a criação dessa comenda como o reconhecimento do PCdoB à revolução que as mulheres estão fazendo nos costumes, em busca de um lugar e por isso fico muito feliz em recebê-la. No PCdoB me sinto à vontade, especialmente quando escuto os parlamentares comunistas dizerem que as mulheres estão presentes no partido numa relação de equidade” .

Para Vera Lúcia Valente, sindicalista , filiada ao PCdoB desde a década de 80 e uma das oito mulheres a receber a comenda, ser lembrada pelos camaradas é muito bonito e na presença de filhos e netos afirmou: “Esse reconhecimento me faz ainda mais forte”.

Já Aldaiza Marcos Ribeiro, médica e militante do PCdoB desde 1979, fez questão de dedicar a homenagem que recebeu a seu avô, Antônio Marcos Marrocos, antigo dirigente comunista cearense, preso durante a década de 30. Emocionada, Aldaíza, que tem sua história de vida entrelaçada com a história do partido no Ceará, afirmou: “ Nós estamos hoje um partido grande, cheio de novos militantes, mas não podemos jamais esquecer dos que ajudaram a construir o PCdoB, entre eles nossa camarada Gilse Consenza”.

Nágyla Drummond, socióloga e chefe de gabinete da vereadora Eliana Gomes, Márcia Gomes, ativista do movimento de mulheres, Eliene Uchôa, sindicalista e presidente do sindicato dos trabalhadores do DETRAN, Sônia Pinheiro, administradora de empresas e ex-presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza foram as outras queridas e combativas camaradas homenageadas.

Esta foi, sem dúvidas, uma noite especial . Para fechar com chave de ouro fomos todas e todos cantar os parabéns de Aldaíza, que aniversariava muito feliz ao lado de seu companheiro Luis Carlos Paes, seus filhos Daniel e André e de seus camaradas de partido, igualmente importantes em sua vida de mulher comunista.

De Fortaleza,
Andrea Oliveira