Câmara Municipal de Maracanaú presta homenagens ao PCdoB

O Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Vereador Francisco Antonio Ferreira da Silva (Chico Barbeiro), no Plenário Tancredo Neves do Palácio das Maracanãs, juntamente com demais vereadores, convidados, militantes e amigos do PCdoB prestaram uma calorosa homenagem ao Partido Comunista do Brasil pela passagem dos seus 88 anos de luta.

Abrindo os trabalhos da 25ª Sessão, Chico Barbeiro fez um pequeno relato histórico da atuação do PCdoB nas lutas do município Maracanaú e destacou desde a sua fundação com os presidentes passados (Allan Kardec (1987); Irineu (1990); Nonato Cezar (1992 a 2008) e Chico Barbeiro, atual presidente), a memória de um partido que sempre fez oposição a oligarquia local e ao modelo neoliberal dos partidos de extrema direita que conduziram o município às velhas políticas atrasadas do assistencialismo, clientelismo e nepotismo.

O Presidente da Câmara ainda reforçou a participação do Partido nas lutas pela meia passagem dos estudantes metropolitanos, moradia de qualidade, movimentos comunitários contra a poluição das fábricas Gerdau e Sisal. Ele ressaltou que o PCdoB esteve junto nas campanhas que levaram às vitórias do atual prefeito Roberto Soares Pessoa. Chico Barbeiro não esqueceu de reforçar o papel da Secretária de Assistência Social e Cidadania que tem a frente a camarada Ieda Castro. “Ela é responsável por um trabalho em que o cidadão maracanauense é respeitado dentro da sua dignidade”, ressaltou. O parlamentar enfatizou ainda a sua eleição a vereador de Maracanaú pelo PCdoB e a Presidência da Câmara legislativa que atua.

Durante a sessão foi exibido o vídeo “Bem Vindos Camaradas” que mostrou um pouco da história e das lutas do PCdoB nacional. Dando continuidade ao evento, o presidente estadual do PCdoB no Ceará Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), fez uso do expediente para agradecer a oportunidade em que a Câmara Municipal promove a homenagem, destacando a presença dos vereadores, dos representantes de partidos, dos filiados e amigos do PCdoB.

Patinhas apresentou um breve relato sobre a história de luta do Partido, defendeu as posturas que a legenda tem tomado a nível nacional, destacou os avanços do governo Lula sem esconder suas contradições que precisam ser superadas pela implantação do socialismo, reafirmou o compromisso do Partido com a classe trabalhadora e fez elogios aos camaradas do PCdoB, tanto no Legislativo como no Executivo, que estão desempenhando um trabalho na gestão do prefeito Roberto Pessoa de acordo com a ideologia do partido. Patinhas finalizou convidando a todos os partidos a darem as mãos para não retroceder no contexto político nacional. “Precisamos avançar mais e mais com as forças progressista, fortalecendo uma aliança em que a nação brasileira continue crescendo economicamente, social e culturalmente”, defendeu Patinhas.

Convidada pela mesa a fazer uso da palavra, a secretária Ieda Castro também agradeceu a casa pela oportunidade da homenagem ao Partido e fez algumas colocações de seu desempenho a frente da Assistência Social destacando o trabalho em prol do mais carentes. Ela apontou dados que serão desafios a alcançar, já que o município de Maracanaú ainda tem uma demanda muito grande de pessoas que se encontram à margem da sobrevivência humana e por fim afirmou que ser militante do PCdoB é acreditar e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Facultada a palavra aos vereadores presentes, o vereador Raimundo Travassos (PMDB) parabenizou o partido pelos seus 88 anos de lutas e solicitou ao Presidente da Câmara, Chico Barbeiro, que fizesse um resgate histórico do PCdoB, fez referências a figura histórica da emancipação do Município Tenente Mário Lima (parente – avó do Advogado e também comunista Paulo Portela) e finalizou reconhecendo a importância da militância do Patinhas e sua história de vida dedicada ao Partido.

O vereador Betel sequenciou com a palavra dizendo que o PCdoB está de parabéns porque durante estes 88 anos de existência lutou com bravura e coragem por uma sociedade mais justa e ressaltou a importância dos partidos dentro da política. “Falar em partido, o PCdoB é referencia de seriedade e compromisso com a sua ideologia”, enfatizou. O vereador finalizou destacando o trabalho do presidente da casa que é a cara do partido por sua transparência e humildade em gerenciar as relações com os colegas que não é uma questão tão fácil.

O vereador do PDT, Capitão Martins também fez uso da palavra saudando a mesa na pessoa do presidente. “Tenho orgulho de ser vereador na gestão de Chico Barbeiro. O Presidente desta casa é um destaque político nesse atual cenário no município de Maracanaú, é uma pessoa transparente e que pelo seu jeito humilde, honesto e sincero tem competências para que o PCdoB possa apostar mais alto: deputado ou prefeito quem sabe” indagou. Sobre o partido, Capitão Martins afirmou categoricamente que o partido é o mais organizado no Brasil, até mais de que seu partido (PDT). “O PCdoB tem certeza para onde vai. O partido tem a crescer porque tem organização”.

Sequenciando com a palavra, o vereador Macedo também parabenizou o PCdoB e sua militância, destacando a pessoa do advogado Paulo Portela que sempre fala do partido com muita veracidade e fortaleza e aquele gesto sempre lhe chamou atenção. “Quando conheci outros militantes, pecebi que aquele sentimento é presente em todo militante”. Macedo fez destaques na administração da Presidência da Câmara como uma das mais amigas, independente de ser situação ou oposição, onde o vereador é tratado como vereador. O vereador mencionou também elogios a secretária Dra. Ieda pelos avanços na Assistência. Ela não ocupa este cargo somente porque é militante do PCdoB, mas por sua competência e dedicação aos mais necessitados”

O vereador Dr. Patriarca Neto falou que o vídeo “Bem Vindos Camaradas” mostra a verdade quando diz que o PCdoB é diferente dos outros. “É na verdade um partido de massas, de militantes. Pelo meu conhecimento através do estatuto, este é um partido comprometido com a classe trabalhadora. Acredito que o PCdoB está situado no espaço ideal por se tratar de um município onde a maioria da mão de obra é industrial. Nesse sentido o PCdoB será no futuro, sem sombras de dúvidas, um dos maiores partidos de Maracanaú em filiados da base operária”.

Fonte: Presidência da Câmara Municipal de Maracanaú